Links de Acesso

As dúvidas sobre a saúde de Yar’Adua


O presidente nigeriano Umaru Yar' Adua regressou a semana passada ao país depois de uma hospitalização de três meses na Arábia Saudita, gerando especulações crescentes sobre a gravidade da sua enfermidade. Yar´Adua está a ser substituído no cargo por um presidente em exercício até à sua completa recuperação. Isto enquanto surgem novos problemas na governação da nação mais populosa da África e um dos maiores produtores mundiais de petróleo

Se o regresso do Presidente Yar´Adua tinha por fim assegurar aos nigerianos que a crise de liderança estava resolvida, o intento fracassou.

Em parte devido ao facto de Yar´Adua não ter aparecido em público para explicar a sua ausência, em parte ainda devido ao segredo em volta da sua chegada ao aeroporto, onde as luzes foram apagadas e uma ambulância ficou à espera numa pista remota, longe da ala presidencial. O advogado, Deji Jolaoso observou:"A sua chegada foi feita em segredo e na escuridão, sem o público nigeriano ser informado, o qual continua a desconhecer ainda as circunstâncias da sua saúde, estará ele ainda verdadeiramente enfermo?"

O regresso de Yar´Adua não foi notificado ao presidente em exercício, Goodluck Jonathan, pondo em dúvida a legitimidade da sua posição, semanas apenas depois da Assembleia Nacional o ter investido nas funções de líder provisório na ausência do presidente, nas palavras da Ministra de Informação, Dora Akunyili.

"Eu pessoalmente estou preocupada com a forma como os conselheiros presidenciais estão a encarar a questão da saúde do presidente e outras (questões relacionadas. Não é um crime uma pessoa estar doente, mas (não devem) envolver a sua doença num tal secretismo que começa a criar problemas que não deviam existir. Sou de opinião que estão a fazer tudo isto para continuarem em controlo da situação, na medida em que continuam a dizer aos nigerianos o que o presidente terá dito, isto e mais aquilo, conforme os seus interesses."

Akunyili afirmou ainda que se o Presidente Yar´Adua sente que o seu estado de saúde é suficientemente bom para falar á nação, deve fazê-lo, explicando ao povo o seu verdadeiro estado de saúde.

Orker Jez, parlamentar do partido no poder, disse que a incerteza acerca do estado de saúde do presidente, está a provocar problemas no seio do seu partido:

"É necessária muita cautela. Existe um fosso entre o presidente em exercício e os conselheiros mais próximos do Presidente Yar´Adua. Existe um fosso que separa os dois lados. Para mim sou é uma situação que não é boa para a nação…

Comentando a situação, Walter Carrington, antigo embaixador dos Estados Unidos na Nigéria, disse: "Espero que a situação não resulte na luta pelo poder até que o presidente assuma mais uma vez as suas funções. É muito importante ter isto em conta."

Muitos analistas nigerianos, tais como Abubakar Suleiman, afirmam que a crise da liderança na Nigéria continua a forçar os nigerianos a dependerem mais das pessoas do que das suas instituições, ou do governo do seu país. Agora espera-se o que vai acontecer nas próximas semanas, uma vez que o líder em exercício, Goodluck Jonathan, promete proceder a uma remodelação ministerial de grande alcance, nomeando um novo conselho presidencial, liderado pelo antigo Ministro da Defesa.

XS
SM
MD
LG