Links de Acesso

São Tomé: Leilão de Blocos Petrolíferos


Em São Tomé, o governo diz ter tudo pronto para o lançamento amanhã do primeiro leilão de blocos petrolíferos da zona económica exclusiva do arquipélago.

Nesta primeira ronda, a Agencia Nacional de Petróleos vai colocar em leilão 7 dos 19 blocos. Trata-se de um processo histórico e cujo simbolismo, segundo as autoridades locais tem a ver com o facto de o país depois de mais uma década de negociações e acordos petrolíferos conseguir organizar sózinho uma venda de direitos de exploração petrolífera.

Carlos Neves é administrador da Agencia Santomense de Petróleos e falou a propósito à Voz da América.

A cerimónia de lançamento do leilão vai ter lugar amanhã em simultâneo a partir de Londres e em São Tomé.

O primeiro-ministro Rafael Branco deverá presidir a cerimónia a ser organizada em São Tomé, o ministro dos recursos naturais, Xavier Mendes se encarregará da prevista para a capital inglesa.

De acordo com os responsáveis santomenses, ainda é cedo para falar do interesse das companhias de petróleo nos novos blocos, mas existem alguns indicadores de confiança no processo que deverá durar seis meses.

Carlos Neves realça entretanto, a importância do leilão ser lançado também em Londres, um facto que poderá determinar o sucesso da operação.

Carlos Neves administrador da Agencia Santomense de Petróleos a propósito do lançamento amanhã do leilão dos blocos petrolíferos da Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe, cujas cerimónias terão lugar em São Tomé e Londres no Reino Unido.

XS
SM
MD
LG