Links de Acesso

As Últimas de Washington


Tensão na Turquia

A detenção de 49 militares, na maioria reformados, como os ex-comandantes da Força Aérea e da Marinha, mas também de coronéis no activo, sob suspeita de conspiração, fez subir a tensão na Turquia.

Os detidos começaram a ser ouvidos num tribunal de Istambul, no quadro de uma alegada conspiração que remontaria a 2002, para lançar o caos no país e fomentar um golpe militar visando afastar do poder o Partido da Justiça e do Desenvolvimento.

Em Janeiro, foi tornada pública uma ramificação deste caso, concebida em 2003 e implicando atentados contra mesquitas e um incidente militar com a Grécia.

Obama não cumpriu promessa

Uma nova sondagem sugere que o Presidente dos Estados Unidos Barack Obama pode estar a perder influência na camada jovem do eleitorado – um grupo que desempenhou um papel significante na vitória presidencial de 2008.

Segundo o Centro de Pesquisa Pew metade dos eleitores de idade entre os 18 e os 29 anos acreditam que o presidente Obama não cumpriu a promessa eleitoral de modificar o processo político em Washington.

Dentro deste grupo o inquérito indica que cerca de um terço responsabiliza Obama pelo fracasso, mas mais de metade atribui a responsabilidade aos opositores políticos do presidente e especialmente aos grupos de interesse.

Os resultados foram hoje divulgados num inquérito abrangente sobre as tendências entre os Americanos no grupo dos 18 aos 29 anos de idade.

Greves paralisam a Grécia

Centenas de milhares de trabalhadores estão hoje em greve na Grécia, levando à total paralisia do espaço aéreo e dos transportes internos e com os ministérios e escolas a ficarem fechadas.

A greve, de 24 horas, é um protesto contra a imposição das medidas de austeridade lançadas pelo Governo grego, com o apoio da União Europeia, visando controlar a dívida pública e o défice.

É a segunda greve geral a que o país assiste em duas semanas, mas pela primeira vez desde a vitória dos socialistas, nas eleições legislativas de Outubro, com este protesto unindo os sindicatos dos funcionários públicos e privados, representando metade da força laboral grega, de cinco milhões de pessoas.

Dubai mais 15 suspeitos

A polícia do Dubai identificou 15 novos suspeitos no assassínio do dirigente do Hamas ocorrido o mês passado naquele emirato, elevando assim para vinte e seis o número dos que estiveram envolvidos.

As autoridades referem que os nomes agora divulgados usaram passaportes da França, da Inglaterra, da Irlanda e da Austrália.

A polícia local referiu que entre os novos suspeitos encontram-se dez homens e cinco mulheres que forneceram apoio logístico.

Rússia contra novas sanções ao Irão

Um porta-voz do ministério russo dos negócios estrangeiros afirmou que Moscovo não apoiará novas sanções contra o Irão capazes de paralisarem o país por causa das suas actividades nucleares.

Segundo a agência Reuters, a Rússia opõe-se especialmente a sanções nos sectores bancário e da energia.

Moscovo acrescentou que o objectivo de novas sanções contra o Irão deve ser o de impedir o alastramento de armas nucleares e não punir o país no seu todo.

XS
SM
MD
LG