Links de Acesso

As Últimas de Washington


Clinton Acusa Irão de Ditadura Militar

A secretária de Estado Hillary Clinton disse que os Estados Unidos acreditam que o Irão se está a tornar numa ditadura militar.

Falando hoje a estudantes no Qatar, Clinton afirmou que a força militar de elite do Irão, a Guarda Revolucionária, está "na realidade, a suplantar o governo".

Hillary Clinton está a efectuar uma digressão por países do Golfo para promover esforços para um aumento da pressão contra o Irão devido ao seu programa nuclear.

Prossegue Ofensiva Contra Talibans

No Afeganistão, forças aliadas, lideradas pelos Estados Unidos, prosseguem a ofensiva militar contra o último bastião dos Taliban na província meridional de Helmand.

Cerca de 15 mil soldados americanos, britânicos e afegãos estão envolvidos em operações centradas sobre a cidade de Marjah, na maior operação militar conjunta desde que a guerra teve início em 2001.

Oficiais do exército afegão informaram terem sido abatidos até agora 27 guerrilheiros talibãs, tendo um soldado americano e outro britânico sido mortos no primeiro dia da ofensiva, onde foram mortos acidentalmente 12 civis afegãos.

Ataque Aéreo no Vaziristão do Norte

Funcionários paquistaneses disseram que um ataque de uma suspeita aeronave americana não tripulada matou pelo menos três militantes na região tribal do Vaziristão do Norte, um dia depois de um ataque similar na mesma área ter morto sete militantes.

Aquela região tribal semi-autónoma do Paquistão é utilizada como um santuário pelo Talibã, al-Qaida e militantes do grupo Haqqani acusados de ataques fronteiriços contra tropas internacionais e afegãs no Afeganistão.

Num outro acto de violência, uma explosão na província meridional paquistanesa de Sindh matou três pessoas e feriu pelo menos nove outras, não tendo até agora ninguém reivindicado o atentado.

Ministro Sobrevive a Atentado na Somália

O ministro da Defesa da Somália, Yusuf Mohamed Siyad, sobreviveu a um duplo atentado bombista na capital do país, Mogadíscio, que foram reivindicados pelo grupo militante islâmico al-Shabab.

Duas pessoas foram mortas e pelo menos cinco outras ficaram feridas, incluindo dois guarda-costas do ministro. Os ataques ocorreram em Maka al-Mukarama, uma estrada principal que liga o palácio presidencial ao aeroporto de Mogadíscio.

O al-Shabab controla grandes partes da capital somali.

Odinga Pede Ajuda a Kofi Annan

O primeiro-ministro do Quénia, Raila Odinga, pediu ao antigo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, para ajudar a resolver a situação de impasse no frágil governo de coligação do país.

No domingo, o presidente Mwai Kibaki revogou a suspensão de dois ministros por corrupção ordenada por Odinga, afirmando que o primeiro-ministro tinha ultrapassado a sua autoridade.

Kofi Annan ajudou a mediar o acordo de partilha de poder em 2008 entre Kibaki e Odinga, contribuindo para acalmar o país depois das disputadas eleições presidenciais e semanas de mortífera violência étnica.

Desastre Ferroviário na Bélgica

Na Bélgica, dois comboios suburbanos embateram frontalmente nos arredores de Bruxelas, matando pelo menos 18 pessoas e ferindo muitas outras.

Os comboios colidiram hoje perto da estação de Buizingen, a 15 quilómetros a sudoeste de Bruxelas, numa altura em que se registava forte queda de neve.

Haiti Reata Voos Comerciais

Os voos comerciais para o aeroporto internacional de Haiti recomeçam esta semana, mais de um mês depois de um catastrófico tremor de terra ter devastado aquele país das Caraíbas.

Militares americanos disseram que as suas forças estão a devolver lentamente as responsabilidades do controlo de tráfego aéreo aos haitianos, devendo os primeiros aviões comerciais aterrar na sexta-feira em Port-au-Prince.

Relacionados

XS
SM
MD
LG