Links de Acesso

As Últimas de Washington


Cerca de 15 mil soldados afegãos, britânicos e americanos iniciaram uma grande ofensiva militar contra rebeldes afegãos na Província de Helmand, no Sul daquele país.

O comandante das forças afegãs, Sher Mohammad Zazai, afirma que foram mortos, pelo menos, 20 militantes taliban durante combates "corpo-a-corpo" em dois locais, no primeiro dia da ofensiva lançada pela coligação. Zazai adiantou que foram detidos 11 rebeldes.

A NATO anunciou que três soldados americanos morreram, este sábado, na sequência da explosão de uma bomba, mas não é claro se o incidente terá estado relacionado com a nova ofensiva.

A ofensiva terrestre foi iniciada por tropas britânicas, americanas e afegãs, na cidade de Marjah, como parte de um esforço para reconquistar uma das maiores áreas do país controladas pelos taliban.

Iraque: Baathistas Impedidos de Concorrer

No Iraque, uma conhecida coligação não-religiosa anunciou que não irá participar na campanha eleitoral para as eleições gerais de 7 de Março depois de vários candidatos seus terem sido desqualificados por alegadas ligações ao Partido Baath, do antigo presidente Saddam Hussein.

A lista liderada pelo antigo primeiro-ministro Iyad Allawi afirma que as proibições geram um mau ambiente para o processo político.

Dois destacados parlamentares da lista Iraqiya contam-se entre os candidatos desqualificados.

Observadores referem que a proibição poderá reacender tensões sectárias entre a maioria de muçulmanos xiitas e sunitas, que dominavam o Iraque durante a era de Saddam Hussein.

Atentado na Índia: Nove Mortos

Uma explosão numa popular padaria na cidade indiana de Pune matou, pelo menos, nove pessoas e feriu mais de 40 outras.

Autoridades policiais suspeitam que a explosão registada este sábado da Padaria Alemã se tratou de um acto de terrorismo, adiantando que a explosão terá tido origem numa bomba colocada junto a uma bilha de gás, na cozinha.

A padaria estava cheia de turistas estrangeiros quando a explosão ocorreu.

Clinton no Qatar e Arábia Saudita

A Secretária de Estado Americana, Hillary Clinton, partiu no sábado para uma visita ao Qatar e Arábia Saudita para conversações com aliados dos EUA sobre o Irão e numa tentativa de relançar as conversações de paz israelo-palestinianas.

Clinton deverá chegar no domingo a Doha, a capital do Qatar, onde terá conversações com o emir, Xeique Hamad Bin Khalifa al Thani, bem como com o primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país.

Hillary Clinton irá proferir um discurso perante o Forum EUA-Mundo Islâmico, uma iniciativa do presidente Obama com objectivo de melhorar o relacionamento de Washington com os países islâmicos.

Na Arábia Saudita, Hillary Clinton irá ser recebida pelo rei Abdullah, que é o principal patrocinador da iniciativa de paz da Liga Árabe oferecendo a Israel relações diplomáticas plenas com os países árabes, se forem feitos progressos nas conversações com os palestinianos.

Tensão Política na Costa do Marfim

Um jovem líder da oposição da Costa do Marfim afirmou que "um confronto é inevitável", agora que o presidente Laurent Gbago decidiu dissolver o governo.

Numa entrevista à VOA, Konan Bertin qualificou de "inaceitável" a decisão do presidente.

Arrancaram Eleições no Sudão

Os candidatos às eleições presidenciais no Sudão arrancaram, no sábado, as suas campanhas eleitorais para as que serão as primeiras eleições multi-partidárias naquele país africano nos últimos 24 anos.

Na corrida estão 12 candidatos às presidências do próximo dia 11 de Abril, incluindo o presidente sudanês Omar al-Bashir, que é procurado pelo Tribunal Penal Internacional acusado de envolvimento em crimes de guerra em Darfur.

Nestas eleições, os sudaneses irão também votar em eleições parlamentares e para os governadores dos Estados.

Olímpicos de Inverno Emsobrados

Mau tempo e a morte de um atleta da República da Geórgia ensombraram o primeiro dia dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, que estão a decorrer em Vancouver, no Canadá.

Chuva, nevoeiro e temperaturas acima do normal para esta época do ano levaram a que as autoridades olímpicas adiassem a principal prova olímpica de sábado.

A morte, na sexta-feira, do atleta da Geórgia, Nodar Kumaritashvili, durante os treinos da prova de trenó ensombrou os Jogos. Aquele atleta, de 21 anos de idade saiu da pista quando o seu trenó seguia a 140 km por hora, indo embater contra um poste metálico.

Relacionados

XS
SM
MD
LG