Links de Acesso

A Presença Politica de Ted Kennedy


O republicano Scott Brown prestou juramento na semana passada como Senador dos Estados Unidos pelo estado de Massachusetts, oficialmente pondo termo à longa presença politica do falecido Ted Kennedy.

Kennedy faleceu em Agosto passado, e Brown foi eleito o mês passado para o substituir.

O republicano Scott Brown ocupou o seu lugar no Senado dos Estados Unidos após ter prestado juramento perante o vice-presidente Joe Biden.´

`Se o senador eleito se apresentar junto da mesa, a presidência irá prestar o juramento.´

O lugar do Brown fora ocupado durante 46 anos pelo falecido senador Ted Kennedy, que falecera em Agosto do ano passado após uma luta contra um cancro no cérebro.

Tendo crescido em Massachusetts, foi difícil recordar algum momento em que Kennedy não dominou a cena política não apenas estadual bem como nacional.

Em 1946, John F Kennedy obteve um lugar para a Câmara por Massachusetts e seis anos mais tarde viria a ser eleito para o Senado.

Em 1960, John Kennedy concorreu para o mais alto cargo da nação.

´Anuncio hoje a minha candidatura à presidência dos Estados Unidos, tencionam apresentar-me às primárias de New Hampshire. ´

Kennedy venceu o sufrágio de 1960, e um amigo da família manteve o seu cargo no Senado até 1962, altura em o seu irmão mais novo, Ted Kennedy, alcançou a idade para concorrer.

Ted Kennedy obteve o seu primeiro lugar para o Senado em 1962, tendo dois anos mais tarde, o seu irmão Robert sido eleito para o Senado pelo estado de Nova Iorque.

Após o assassinato de Robert Kennedy quando concorria à presidência em 1968, Ted Kennedy comprometia-se a uma vida de serviço público.

Ted Kennedy tinha aspirações presidenciais, mas essas esperanças foram destruídas em 1969 após um acidente de viação em Massachusetts no qual morreu uma jovem tendo a reputação de Kennedy sofrido face ao seu comportamento após o acidente.

Kennedy concorreu contra o presidente Jimmy Carter para a nomeação pelo partido Democrata em 1980, não tendo sido capaz de motivar os eleitores.

Ted Kennedy devotou o resto da sua carreira política na luta por causas liberais dentro do Senado, incluindo o serviço de saúde, os direitos cívicos e a assistência aos pobres.

O apoio ao candidato Barack Obama na campanha presidencial de 2008 contribuiu para o então senador Obama derrotar a rival Hillary Clinton para a nomeação presidencial.

Embora doente com cancro Ted Kennedy falou de Barack Obama na convenção democrata realizada em Denver em 2008.

´Estou aqui esta noite ao seu lado para mudar a América, para restaurar o seu futuro, para levantar os nossos ideais e eleger Barack Obama para presidente dos Estados Unidos.´

A morte o ano passado de Kennedy e a eleição do Republicano Scott Brown em Janeiro marcou o fim de uma era na política dos Estados Unidos que colocou os três irmãos Kennedy em lugares de destaque, desde o inicio dos anos 50 até ao ano de 2009.

O sucessor de Kennedy no Senado, o Republicano Scott Brown prestou homenagem ao seu legado político.

´O senador Ted Kennedy foi trabalhador incansável, um dedicado funcionário público, e durante a maior parte da sua vida uma força como nenhuma outra no seu estado.´

O historiador Donald Ritchie sustenta que o legado politica de Ted Kennedy terá um lugar destacado lado a lado com os seus irmãos John e Robert.

´É claramente um dos gigantes do Senado, certamente da sua época no Senado. Teve a oportunidade de apresentar muita legislação importante, e ficou famoso por construir coligações necessárias para a transformar em leis que vão afectar a vida Americana durante décadas.

Patrick, o filho do senador Kennedy é congressista pelo estado de Rhode Island, e muitos outros jovens da família tem estado activos em várias causas e mas não necessariamente no domínio da cena política.

XS
SM
MD
LG