Links de Acesso

As Últimas de Washington


Goodluck Jonathan Assume Presidência Interina da Nigéria

O parlamento da Nigéria aprovou a nomeação do vice-presidente Goodluck Jonathan para liderar interinamente o país, enquanto o presidente Umaru Yar´Adua permanecer no estrangeiro em tratamento médico.

Yar´Adua encontra-se fora da Nigéria e dos olhares públicos desde que foi no dia 23 de Novembro para a Arábia Saudita a fim de se submeter a tratamentos médicos.

A votação parlamentar segue-se depois de apelos dos governadores nigerianos, da comunicação social e da Ordem dos Advogados da Nigéria para Jonathan tomar formalmente o poder.

Chade e Sudão Fazem as Pazes

Os presidentes do Chade e do Sudão concordaram em pôr fim às hostilidades e normalizar as relações entre os seus países.

Idriss Deby e Omar al-Bashir disseram ter projectos conjuntos para ajudar as pessoas afectadas pelo conflito na região de Darfur e prometeram apoiar conversações de paz para a região.

As relações entre o Chade e o Sudão são hostis há vários anos. O Sudão acusou o Chade de apoiar rebeldes em Darfur, enquanto o Chade acusou o Sudão de apoiar rebeldes que tentaram derrubar o governo de Deby.

Irão Inicia Enriquecimento de Urânio

O Irão anunciou ter iniciado o processo de enriquecimento de urânio, desafiando os esforços internacionais para pôr cobro às suas actividades nucleares.

A imprensa estatal iraniana informou que processo teve início hoje na instalação de Natanz e na presença de inspectores da Agência Internacional de Energia Atómica.

Países ocidentais estão preocupados de que o Irão seja capaz de enriquecer urânio a 20 por cento, podendo eventualmente produzir armas nucleares aproveitando o mesmo processo.

Eleições Presidenciais na Ucrânia Contestadas

Na Ucrânia assessores da candidata presidencial Yulia Tymoshenko disseram que ela planeia contestar judicialmente os resultados do sufrágio presidencial de domingo passado, que deu a vitória ao dirigente da oposição Viktor Yanukovich.

Os apoiantes de Tymoshenko indicaram que ela não vai aceitar o resultado até que os apelos sejam concluídos e a recontagem tenha ocorrido nas secções de voto que são contestadas.

A comissão eleitoral ucraniana indicou que Tymoshenko que ocupa presentemente o cargo de primeira-ministra perdeu para Yanukovich por uma diferença superior a três por cento.

Oposição Contesta Detenção do General Fonseka

No Sri Lanka os dirigentes da oposição denunciaram a detenção do antigo chefe do exército, um crítico acérrimo do governo que enfrenta acusações de insubordinação.

O governo do Sri Lanka indicou que o general Sarath Fonseka é um traidor e conspirador contra o presidente Mahinda Rajpaksa.

As autoridades adiantam que o general enfrenta um tribunal de guerra por se ter envolvido na política antes da passagem à reserva em Novembro passado e por ter afirmado que iria testemunhar sobre crimes de guerra cometidos contra os Tigre Tamil.

Mais Neve a Caminho de Washington

A cidade de Washington prepara-se para receber uma segunda grande tempestade de neve poucos dias depois de ter sido fustigada com quase um metro de neve.

O governo federal está hoje encerrado pelo segundo dia consecutivo e os transportes públicos enfrentam dificuldades em toda a área metropolitana da capital dos Estados Unidos.

Os serviços meteorológicos prevêem a queda de entre 25 a 50 centímetros de neve no nordeste dos Estados Unidos entre hoje e amanhã.

Relacionados

XS
SM
MD
LG