Links de Acesso

As Últimas de Washington


Encontro entre Presidentes do Sudão e Chade

O presidente Idriss Deby, do Chade, encontra-se no Sudão para conversações destinadas a pôr termo às hostilidades entre aqueles países vizinhos centro-africanos.

Deby foi recebido, na segunda-feira, no aeroporto de Cartoum pelo presidente sudanês, Omar al-Bashir, após o que os dois líderes seguiram para um encontro à porta fechada.

O Sudão e o Chade assinaram vários acordos nos últimos cinco anos, nenhum deles durou mais do que alguns meses, mas as relações entre os dois países melhoraram no ano passado na sequência de conversações bilaterais tendo em vista travar ataques rebeldes a partir de ambos os territórios.

Eleições Presidenciais na Ucrânia

Observadores da Organização para a Segurança e Cooperação da Europa (OSCE) disseram que as eleições presidenciais na Ucrânia foram livres e transparentes.

A declaração da OSCE acontece numa altura em que o líder da oposição Viktor Yanukovych lidera a contagem de votos com uma diferença mínima na segunda volta das presidenciais.

Com quase todos os votos contados, o pró-russo Yanukovych está com 48 por cento e a actual primeira-ministra ucraniana Yulia Tymoshenko tem 46 por cento.

Yanukovych já reclamou vitória enquanto Tymoshenko sustenta ter havido fraude eleitoral e afirmou que vai contestar os resultados eleitorais em tribunal.

Irão Vai Enriquecer Urânio

O Irão disse ter comunicado à agência nuclear das Nações Unidas os seus planos para enriquecer urânio, desafiando as pressões das potências mundiais para suspender tal enriquecimento.

O Irão informou a Agência Internacional de Energia Atómica de que precisa de urânio enriquecido a 20 por cento para alimentar um reactor de investigação médica.

A Agência Internacional de Energia Atómica fez um acordo com um grupo de potências mundiais para fornecer ao Irão combustível para o referido reactor, em troca de Teerão enviar para o estrangeiro o seu urânio de baixo teor.

Entretanto, os Estados Unidos e a França informaram que vão pressionar por novas sanções internacionais contra o Irão, pela sua última decisão.

Forte Nevão Paralisa Washington

O governo federal americano está hoje encerrado após uma "histórica" tempestade de neve que fustigou a região média-atlântica dos Estados Unidos durante o fim-de-semana.

Mais de 200 mil funcionários federais foram dispensados de comparecer ao trabalho, enquanto o sistema de transportes públicos continua penalizado pela neve e gelo. O Metropolitano está a funcionar apenas nas linhas subterrâneas.

Meteorologistas prevêem mais queda de neve a partir de terça-feira à noite, que se vai juntar ao quase um metro de neve que se encontra no solo. Dezenas de milhar de casas estão sem energia eléctrica, as escolas estão encerradas e os aeroportos continuam com atrasos e cancelamentos de voos.

A tempestade de neve fustigou a cidade de Washington e partes dos Estados da Virgínia, Maryland, West Virgínia, Pensilvânia, Nova Jérsia e Delaware.

Avalanche na Caxemira Mata Soldados Indianos

Uma avalanche numa base militar do exército indiano na Caxemira matou pelo menos 11 soldados.

O acidente ocorreu perto de Gulmark, uma estância de esqui a cerca de 50 quilómetros de Srinagar, a capital da Caxemira indiana.

O forte nevão está a impedir os esforços de salvamento, tendo 53 soldados sido resgatados, 17 dos quais a necessitar de cuidados médicos.

Mulher Eleita Presidente da Costa Rica

A Costa Rica elegeu pela primeira vez uma mulher como presidente da República. Trata-se de Laura Chinchilla, que obteve 47 por cento dos votos, mais 20 por cento que o seu adversário mais próximo, Otto Guevara.

Laura Chinchilla que era vice-presidente do presidente Óscar Arias precisava de mais de 40 por cento dos votos para evitar uma segunda volta.

A Costa Rica situa-se na América Central e é conhecida pelos seus valores democráticos.

Vaivém a Caminho da Estação Espacial

O vaivém espacial Endeavour encontra-se a caminho da Estação Espacial Internacional.

A nave largou hoje de manhã do Centro Espacial Kennedy, na Florida, após ter visto um cancelamento no domingo de manhã devido ao mau tempo.

A Endeavour com seis astronautas a bordo transporta uma estação de controlo robótica e mais material para a estação espacial.

Relacionados

XS
SM
MD
LG