Links de Acesso

As Últimas de Washington


Atentados no Vale de Swat

Uma bomba à beira da estrada no noroeste do Paquistão matou três soldados americanos e quatro outras pessoas que se dirigiam para uma cerimónia de reabertura de uma escola feminina recentemente renovada com ajuda dos Estados Unidos.

Funcionários paquistaneses disseram que pelo menos três crianças morreram no ataque e mais de 60 pessoas ficaram feridas.

A bomba explodiu numa aldeia perto do Vale de Swat, uma região que o exército paquistanês informou ter sido largamente limpa de militantes numa ofensiva no ano passado

Entretanto, o número de mortos causados por quatro dias de violência na cidade paquistanesa de Carachi elevou-se para pelo menos 26, depois de seis outras pessoas terem sido mortas na terça-feira.

Os confrontos parecem ser entre membros de partidos políticos rivais, o Movimento Muttahida Qaumi e o Partido Nacional Awami, que tradicionalmente recebem apoio de diferentes grupos étnicos.

Ofensiva Contra Talibãs

No sul do Afeganistão, milhares de tropas aliadas preparam uma larga ofensiva contra um bastião dos Talibã, há muito localizado em Marjah, na província de Helmand.

A ofensiva, segundo comandantes americanos e afegãos, será a maior desde que o presidente Barack Obama ordenou o reforço de 30 mil tropas americanas para reverter os ganhos dos Talibãs nos últimos anos.

Entretanto, o presidente afegão encontra-se reunido com o rei Abdullah, da Arábia Saudita, para apresentar o seu plano de reconciliação destinado a dar incentivos económicos a combatentes Talibã em troca da entrega das suas armas ou de mudarem para o lado do governo.

Peregrinos Xiitas Alvos de Atentados

A polícia iraquiana informou que a explosão de uma bomba matou hoje pelo menos 20 peregrinos xiitas e feriu mais de 100 outros perto da cidade santa de Karbala.

Também hoje, duas outras bombas tendo por alvo peregrinos xiitas explodiram separadamente em Bagdade. A primeira explosão na parte ocidental da cidade matou uma pessoa e feriu três outras e a segunda, na parte sudoeste feriu três peregrinos.

Centenas de milhar de xiitas efectuam uma peregrinação a Karbala para participarem em rituais que assinalam o Arbain, o fim de 40 dias de jejum pela morte do Imã Hussein, um venerado clérigo xiita do século sétimo.

Presidente do Sudão Alvo do Tribunal Penal Internacional

O presidente do Sudão Omar al-Bashir pode voltar a enfrentar acusações de genocídio após uma decisão do Tribunal Penal Internacional.

A Câmara de Recursos do Tribunal Penal Internacional anulou hoje a decisão de que os procuradores não tinham fornecido provas suficientes para se incriminar de genocídio o Presidente do Sudão.

A Câmara de Recursos daquele tribunal terá agora de decidir se vai ou não acrescentar o genocídio à lista de acusações contra o Presidente do maior dos países africanos, lista que já inclui sete crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

Clinton Coordena Ajuda Internacional ao Haiti

As Nações Unidas pediram ao antigo presidente americano Bill Clinton para assumir um "papel de liderança" na coordenação dos esforços de ajuda internacional no Haiti.

Bill Clinton, que já é enviado especial das Nações Unidas ao Haiti, disse que os desafios no Haiti são grandes, após o tremor de terra de 12 de Janeiro que destruiu a maior parte da capital haitiana, Port-au-Prince.

Entretanto, um juiz no Haiti interrogou um grupo de missionários baptistas americanos acusados de terem tentado levar para fora do país 33 crianças haitianas, sem autorização própria.

A líder do grupo de missionários, baseados no estado de Utah, Laura Silsby, negou qualquer infracção à lei e disse que o seu grupo estava bem-intencionado.

Irão Lança Foguetão Espacial

O Irão anunciou ter lançado com sucesso um foguetão para o espaço transportando animais vivos para fins de investigação.

A televisão estatal iraniana transmitiu hoje imagens de funcionários colocando um rato, cágados e minhocas no interior de uma cápsula no foguetão antes de ter sido lançado a partir de uma plataforma no deserto.

Também hoje, o presidente Ahmadinejad, por ocasião do Dia Nacional do Espaço do Irão, anunciou um foguetão de fabrico nacional transportador de satélites, bem como de três novos satélites.

Paralelamente, Ahmadinejad informou que o Irão está pronto a enviar urânio de baixo teor para o estrangeiro para ser enriquecido, de acordo com um plano apoiado pelas Nações Unidas, que pede que Teerão envie 70 por cento do seu urânio para a França e Rússia, em troca de combustível para um reactor de investigação nuclear iraniano.

Relacionados

XS
SM
MD
LG