Links de Acesso

Movimento Internacional Quer Reforçar Lusofonia No Mundo


A lusofonia continua em muitos aspectos a ser mais uma visão do que uma realidade. Na verdade a lusofonia continua na prática a ser ainda mais a expressão de uma unidade linguística, com variantes claro está, do que uma unidade cultural e muito menos politica.

É verdade que Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem no entanto conhecido nos últimos ano algum ímpeto. Mas agora há uma outra organização que se diz liberta de constrangimentos políticos: É o Movimento Internacional Lusófono que vai este ano atribuir pela primeira vez o premio Personalidade Lusófona do ano. É um movimento que segundo o seu porta-voz teve na sua raiz e inspiração vários pensadores, incluindo o filosofo português Agostinho da Silva que morreu em 1994.

O Joao Santa Rita falou com Renato Epifânio (ouça a entrevista) porta voz da organização.

Renato Epifânio disse-nos também que a organização tenciona manter a sua independência não estando por isso ligada a nenhum partido, país ou organização. A organização vai em Fevereiro atribuir o Prémio de Personalidade lusófona do ano ao embaixador do Brasil junto da CPLP Lauro Moreira.

Mais informação sobre o Movimento Internacional Lusófono pode ser encontrada no seu site da internet WWW. Movimentolusofono.org

Relacionados

XS
SM
MD
LG