Links de Acesso

Angola: União Europeia vai interceder por Cabinda


O parlamento europeu vai interceder junto da Comissão Europeia e dos governos europeus para que seja revista a situação dos Direitos Humanos em Cabinda.

A decisão ficou conhecida esta Terça-feira depois de uma mesa redonda de parlamentares europeus em Bruxelas sobre a violação dos direitos humanos em Cabinda por parte do governo angolano.

As recentes detenções de activistas cabindenses chamaram a atenção dos eurodeputados sobre a onda de prisões arbitrárias de figuras políticas e associativas em Cabinda.

Ana Gomes, eurodeputada portuguesa foi um dos promotores da mesa redonda desta Terça-feira e ela disse a Voz da América o que vai ser feito por parte dos organismos e dos governos europeus com relação a Cabinda.

A mesa redonda do parlamentares europeus contou com a presença de uma destacada figura da vida sociopolítica de Cabinda. Trata-se do Padre Jorge Congo, conhecido como um activista pelas causas cabindense.

Ultimamente tem-se referido que ele é um dos elementos perseguidos pela justiça angolana e os parlamentares europeus consideram-no como um dos actores incontornáveis do processo de pacificação política.

Enquanto isso, em Cabinda a população diz-se profundamente marcada pelas recentes detenções de activistas sociais e lideres religiosos.

Oiça as entrevistas da eurodeputada Ana Gomes, do Padre Jorge Congo e a reportagem de José Manuel enviada de Cabinda.

XS
SM
MD
LG