Links de Acesso

As Últimas de Washington


Bin Laden reivindica atentado falhado

O líder da Al-Qaida reivindicou hoje o atentado falhado contra um avião comercial norte-americano no dia de Natal e ameaçou perpetrar novos atentados contra os Estados Unidos, numa gravação áudio hoje difundida pela televisão Al-Jazeera.

Bin Laden confirma as mensagens anteriores entregues pelos que realizaram o 11 de Setembro e todos aqueles que os seguiram, afirma o chefe da rede terrorista numa breve mensagem dirigida ao presidente dos Estados Unidos.

Na mesma mensagem, difundida pela cadeia de televisão do Qatar, Bin Laden acrescenta que vai continuar os ataques contra os Estados Unidos enquanto apoiarem os israelitas.

O conselheiro da Casa Branca David Axelrod afirmou à CNN que a mensagem constitui uma justificação falsa para a carnificina de inocentes.

Haiti: Onze dias debaixo dos escombros

Uma equipa formada por socorristas franceses, norte-americanos e gregos conseguiu, nas últimas horas, resgatar com vida um homem de 25 anos que permaneceu 11 dias debaixo dos escombros de uma mercearia em Port-au-Prince.

Na véspera haviam sido resgatados dois haitianos.

Milhares de haitianos procuram agora abandonar Port-au-Prince e as demais cidades atingidas pelo sismo sem um destino concreto ou um desejo de regresso. Para além da fome e do risco de infecções, vêem-se sem dinheiro para sobreviver. À porta dos bancos, centenas de pessoas desesperadas formam filas de grandes dimensões.

As autoridades do Haiti estimam em 111.499 o número de mortos. Contudo, admite-se que a contagem venha a ultrapassar, em breve, os 200 mil.

Calcula-se que 200 mil pessoas tenham já deixado a capital do país. Antes do sismo de 12 de Janeiro, Port-au-Prince tinha dois milhões de habitantes.

A ONU faz recair a prioridade, agora, sobre a distribuição de alimentos, tratamento médico e abrigos aos 609 mil desalojados que enchem as ruas de Port-au-Prince.

Afeganistão adia sufrágio

No Afeganistão, a Comissão Eleitoral Independente indicou ter decidido adiar o sufrágio parlamentar deste ano devido a considerações de segurança e a falta de verbas.

O comissário referiu que o sufrágio será adiado de 22 de Maio para 18 de Setembro, tendo um elemento da comissão adiantado que a instituição necessita de 120 milhões de dólares para organizar e efectuar a eleição.

A comunidade internacional despendeu mais de 220 milhões de dólares no sufrágio presidencial de Agosto passado, que ficou marcado por fraude generalizada.

A NATO indicou que duas explosões de bombas mataram três militares dos Estados Unidos, no sul do Afeganistão, sem divulgar outros detalhes.

No sábado, uma bomba artesanal matara dois outros militares norte americanos na mesma região.

Fontes da Aliança Atlântica indicaram que ainda no sábado a explosão de uma bomba num mercado, na província de Helmand, matara duas crianças e provocara ferimentos noutras duas.

Protestos na Caxemira Indiana

Milhares de pessoas protestaram hoje nas ruas da cidade de Caxemira controlada pela Índia, acusando o exército de ter morto um civil.

A polícia indica que o indivíduo foi morto por fogo cruzado na sequência de um confronto entre militantes muçulmanos e tropas indianas.

Os manifestantes insistem que o indivíduo foi morto pelos militares

Relacionados

XS
SM
MD
LG