Links de Acesso

As Últimas de Washington


Haiti: Reaberto o porto da capital

Os militares dos Estados Unidos reabriram o porto da capital do Haiti que fora seriamente danificado pelo tremor de terra da semana, para melhorar o fluxo de assistência às vítimas.

O comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, o general Douglas Fraser, indicou que uma unidade de desembarque vai permitir que 150 contentores sejam movimentados no porto, e que a capacidade pode vir a ser aumenta a pelo menos 250 contentores quando da chegada de uma unidade comercial.

Destroços na zona portuária, arruamentos destruídos e congestão no aeroporto danificado têm dificultado a distribuição de assistência aos haitianos.

O general Fraser revelou que mais de mil e quatrocentos voos se encontram na lista de espera para aterrar em Port-au-Prince, tendo sido aberto um outro aeroporto na cidade de Jacmel, e dois aeroportos na República Dominicana, mas que a viagem por terra permanece difícil.

Hillary Clinton critica a China por restringir a liberdade de expressão

A secretaria de Estado norte americana Hillary Clinton criticou a China, o Irão e outras nações, por restringirem a liberdade das populações em expressar as suas ideias através da Internet.

Clinton afirmou aqui em Washington que a liberdade não se define apenas sobre o cidadão poder protestar contra os governos numa praça da cidade sem receio de retribuição.

Segundo a secretaria de estado as mensagens instantâneas, os blogues e as mensagens de correio abriram novos fóruns para a troca de ideias, e criaram novos objectos para a censura.

Clinton adiantou que países e individualidades que se envolvem a ataques cibernéticos podem enfrentar as consequências e a condenação internacional.

Hillary Clinton criticou especificamente a censura na Internet por parte da China, do Irão, da Tunísia, Uzbequistão, o Egipto e o Vietname.

Barack Obama anuncia propostas para limitar actividade de bancos

O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou propostas para limitar a dimensão e a actividade das instituições financeiras.

O presidente dos Estados Unidos começou a discutir com os seus conselheiros económicos há cerca de dois meses a necessidade de incluir na reforma financeira algumas disposições mais restritivas e específicas sobre a limitação da dimensão e das áreas de actividade das instituições financeiras.

O objectivo é o de reduzir os custos de riscos excessivos.

Paquistão recusa efectuar novas ofensivas contra militantes

No Paquistão os militares revelaram que não vão alargar, para já a ofensiva contra os militantes nas áreas tribais do noroeste.

Um porta-voz militar precisou que o Paquistão necessita de tempo para estabilizar os ganhos obtidos.

O secretário da defesa dos Estados Unidos Robert Gates visitou Islamabad para debater com o Paquistão o alargamento da actual campanha para além dos redutos dos Talibã no Vaziristão do Sul.

Os Estados Unidos desejam que o Paquistão desencadeie uma ofensiva no Vaziristão do Norte ao longo da fronteira com o Afeganistão.

Irão vai operar central nuclear a partir de Setembro

O director da agência de energia atómica iraniana indicou que Teerão vai começar a operar, nos finais de Setembro, com ajuda da Rússia, a sua primeira central nuclear.

Ali Akbar Salehi referiu que estão a decorrer os testes finais na central de Busher, e que a maioria dos testes tem tido êxito, esperando que não se registem mais demoras por parte dos especialistas russos que construíram a instalação.

Entidade civil da NATO para administrar ajuda estrangeira

A NATO pondera a criação de um cargo civil no Afeganistão para supervisionar o fluxo de verbas e de ajuda para o país.

Fontes superiores da Aliança Atlântica sustentam que uma personalidade civil deve assegurar que as verbas destinadas à reconstrução chegue às províncias sejam utilizadas com eficácia, e não acabem nas mãos de autoridades corruptas.

Aquele responsável vai trabalhar com os dirigentes da coligação liderada pelos Estados Unidos que combatem os rebeldes Talibã e ainda outros militantes.

Relacionados

XS
SM
MD
LG