Links de Acesso

Republicano Ocupa Vaga de Edward Kennedy no Senado


O candidato republicano Scott Brown foi eleito para preencher o lugar do falecido senador democrata pelo Estado do Massachusetts Edward Kennedy. Brown venceu a candidata democrata Martha Coakley por uma margem de 52 por cento contra 47 por cento, no que muitos analistas vêm como um sério revés para o presidente Barack Obama e a sua agenda legislativa.

A vitória de Scott Brown, um senador estadual, foi um reflexo de uma dramática viragem nas sondagens de opinião pública na semana passada. De facto, as sondagens reverteram uma vantagem destacada da procuradora-geral estadual, Martha Coakley. O exuberante senador-eleito Brown transmitiu uma mensagem populista aos seus apoiantes no seu quartel-general em Boston.

"Lembrar-me-ei que, embora a honra seja minha, este lugar do Senado não pertence a uma pessoa, a um partido político e como disse antes, ouviram hoje e irão ouvir alto e claro, que este é o lugar do povo."

Viajando através do estado de Massachussetts na sua carrinha pickup, Brown obteve o apoio de muitos eleitores independentes frustrados com os elevados níveis de desemprego, a economia e as despesas governamentais em Washington.

A sua adversária, Martha Coakley, foi vista como representando o "status quo" e durante o seu discurso de aceitação da derrota, reconheceu que muitos votantes estavam irritados.

"Quem quer que tenha estado nesta campanha eleitoral, viu a irritação das pessoas que estão frustradas, preocupadas. Estão irritadas sobre assuntos de cuidados de saúde e estão irritadas sobre as nossas duas guerras, a nossa inabilidade de tratar convenientemente aqueles que regressam a casa depois da luta."

O senador-eleito Scott Brown vai cumprir os restantes dois anos do mandato de Edward Kennedy. O irmão mais novo do assassinado presidente John F. Kennedy foi senador durante 46 anos até ter morrido em Agosto do ano passado de um tumor no cérebro.

Até hoje, os democratas e dois independentes que habitualmente votam com eles tinham 60 dos 100 lugares do Senado – o número exacto necessário para impedir os esforços dos republicanos de adiar leis contenciosas, tais como a reforma do sistema de saúde.

A vitória de Brown coloca em risco alguns dos objectivos legislativos chave do presidente Obama, incluindo a reforma do sistema de saúde. Ironicamente, Edward Kennedy foi um defensor acérrimo do sistema de saúde universal para todos os americanos.

Relacionados

XS
SM
MD
LG