Links de Acesso

As Últimas de Washington


ONU Vai Enviar Mais Soldados e Polícias para o Haiti

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou hoje o envio de mais 3.500 soldados e polícias como força de manutenção da paz no Haiti devastado pelo terramoto, enquanto se intensificam os esforços de ajuda.

O voto do Conselho de Segurança acontece uma semana depois da capital haitiana, Port-au-Prince, e áreas vizinhas, terem sido arrasadas por um sismo que continua a causar vítimas e ruínas.

Entretanto, cerca de 2.200 fuzileiros americanos chegaram aquela nação das Caraíbas, na segunda-feira, a bordo do navio anfíbio americano "Bataan", contingente esse que, eleva o número do pessoal militar americano na ilha a mais de 7.000 efectivos, esperando-se que aumente ainda para 10.000 militares nas próximas semanas.

Violência na Nigéria entre Muçulmanos e Cristãos

Irrompeu mais violência entre muçulmanos e cristãos na cidade nigeriana de Jos, no norte do país, tendo as autoridades locais imposto um recolher obrigatório de 24 horas na cidade.

Na primeira fase da luta, segunda-feira, morreram pelo menos 26 pessoas, ficando feridas mais de 100 outras.

Ontem a cidade esteve relativamente calma, mas a violência eclodiu mais uma vez na madrugada da terça-feira, tendo os residentes afirmado terem ouvido tiroteios e visto nuvens de fumos ao norte da cidade.

A causa do surto de violência continua por esclarecer, afirmando várias fontes que a luta surgira numa disputa num campo de futebol, ou que teria sido provocada por desacordos entre vizinhos muçulmanos e cristãos quanto à reconstrução da cidade danificada em confrontos similares em 2008, tendo morrido, na altura, entre 200 e 400 pessoas.

Governo da Guiné-Conakry Chefiado por Oposicionista

A Junta Militar na Guiné-Conakry designou o líder oposicionista, Jean-Marie Doré, para o cargo de Primeiro-ministro no previsto governo de transição.

O porta-voz do líder militar guineense, general Sekouba Konaté, confirmou hoje a escolha de Doré para o posto.

No âmbito do acordo alcançado na sexta-feira, o governo de transição deverá organizar eleições que terão por fim resolver a actual crise política no país.

Por sua vez, o capitão Dadis Camará apelou,ontem no Burkina Faso, onde se encontra a convalescer, ao povo guineense para apoiar o governo de transição na Guiné.

Activista Muçulmano Acusado de Incitação no Quénia

Um activista muçulmano queniano foi acusado de ter incitado a violência relativamente às manifestações de protesto em Nairobi, na sexta-feira.

Al-Amin Kimathi foi indiciado hoje num tribunal de Nairobi, um dia depois da sua detenção. Kimathi recusou confessar-se culpado ou inocente, depois do seu advogado ter afirmado que as acusações contra o seu cliente não tinham fundamento.

Na sexta-feira, a polícia queniana confrontou-se durante horas com manifestantes muçulmanos que protestavam contra a prisão de um outro clérigo islâmico, Abdullah al-Faisal, de visita ao Quénia.

Mais outras sete pessoas foram acusadas de assalto, roubo e danos a propriedades durante as manifestações da sexta-feira.

Sucessor de Edward Kennedy Hoje Escolhido

Eleitores no estado de Massachusetts, no nordeste dos Estados Unidos, escolhem hoje um novo senador, numa eleição descrita como estando indecisa entre os republicanos e democratas, podendo o resultado descarrilar a agenda do Presidente Barack Obama no Congresso.

Martha Coakley , candidata dos Democratas e procuradora-geral do estado de Massachusetts, e o republicano Scott Brown, senador estadual, concorrem numa eleição especial para preencher o lugar do falecido senador Ted Kennedy

Uma vitória do candidato republicano iria custar aos Democratas no Congresso a redução do seu quórum de 60 lugares para 59, no Senado, reduzindo-lhes a capacidade de manobras quanto à aprovação da sua agenda.

Ambos os candidatos fizeram apelos finais aos eleitores a favor das suas respectivas agendas ontem tendo o Presidente Barack Obama visitado Massachusetts numa campanha televisiva a nível estadual favor da democrata, Martha Coakley.

Relacionados

XS
SM
MD
LG