Links de Acesso

Últimas de Washington


Trabalhadores de organizações humanitárias e as autoridades no Haiti avisaram que as tensões estão a aumentar porque sobreviventes do tremor de terra estão a ficar mais desesperados enquanto esperam por alimentos, água e cuidados médicos.

As operações de ajuda estão a ser afectadas por congestão no aeroporto, estradas bloqueadas e poucos recursos.

Um enorme esforço de ajuda internacional está já a desenrolar-se. O Haiti e os Estados Unidos assinaram um acordo dando aos Estados Unidos controlo do aeroporto na capital, Port au Prince, onde trabalhadores de organizações internacionais de ajuda estão a tentar levar ajuda aos residentes da cidade.

A secretária de estado americana Hillary Clinton desloca se hoje ao Haiti e tem planeado encontros com o presidente René Preval e outros entidades haitianas e ainda com funcionários americanos no terreno.

Barack Obama Discute Haiti com Bush e Clinton

O presidente Barack Obama vai reunir se hoje com os antigos presidentes George W Bush e Bill Clinton para discutir meios de ajudar o Haiti.

Obama tinha já pedido aos seus predecessores para ajudarem a angariar fundos para o Haiti.

Bush e Clinton criaram o Fundo do Haiti Clinton Bush.

Parlamento Afegão Volta a Rejeitar Nomeaçôes Para o Governo

O Presidente do Afeganistão Hamid Karzai disse lamentar a decisão do parlamento de rejeitar a maior parte das suas escolhas para a sua segunda proposta de um gabinete ministerial.

O parlamento rejeitou 10 das 17 nomeações de Karzai.

No inicio do mês o parlamento tinha rejeitado a maioria da sua primeira lista.

Líder Talibã Sobrevive a Ataque

O líder dos Talibãs do Paquistão, Hakimullah Mehsud emitiu uma nova gravação áudio para provar que sobreviveu a um ataque de mísseis aparentemente levado a cabo pelos Estados Unidos.

Na nova gravação Mehsud disse não ter sido ferido e fez referencias ao ataque de Quinta-feira que se diz ter sido levado a cabo por um avião não-tripulado americano

O representante especial dos Estados Unidos para o Paquistão, Richard Holbrooke, tinha anteriormente afirmado desconhecer se o líder dos talibãs do Paquistão Hakimullah Mehsud tinha sobrevivido ao ataque.

Os talibã do Paquistão haviam anteriormente emitido uma gravação áudio com a voz de Mehsud mas a gravação não mencionava qualquer data

Iraque: Capturado Líder Rebelde

As autoridades iraquianas disseram ter capturado o homem que afirmam ter sido o líder de um grupo ligado á Al Qaida culpado do ataque bombista de 2003 contra a sede da ONU em Bagdad.

O enviado da ONU ao Iraque na altura, Sérgio Vieira de Melo, morreu nesse atentado.

As autoridades iranianas disseram ter preso Ali al Azzawi que disseram ser o comandante da organização Estado Islâmico do Iraque responsável por muitos ataques incluindo o atentado bombista contra a ONU.

Angola Pede Extradição de Dirigentes da FLEC

Angola vai apresentar um pedido de extradição de França dos dirigentes independentistas de Cabinda, disse hoje em Lisboa o Procurador-Geral da República daquele país.

João Maria de Sousa, que falava no final de uma audiência de cerca de 90 minutos que manteve com o seu homólogo português, Fernando Pinto Monteiro, acrescentou que foi já mandatado um advogado suíço para adoptar os procedimentos legais competentes.

Para João Maria de Sousa "não há nada que justifique" uma acção como a levada a cabo pelos independentistas de Cabinda, em que o autocarro da selecção do Togo foi metralhado numa operação reivindicada por Rodrigues Mingas, líder d Frente de Libertação do Estado de Cabinda -Posição Militar (FLEC/PM).

A acção armada resultou em três mortos, dois cidadãos togoleses e o motorista, de nacionalidade angolana, e inviabilizou a participação do Togo na Taça Africana das Nações (CAN), que se iniciou no passado domingo em Angola.

O Procurador angolano Angola salientou ainda que o seu país não compreende o papel das autoridades francesas, perante o facto de um individuo aparecer a intitular-se como autor moral e por ventura material , daquelas acções e que não haja por parte da França uma acção concreta.

O tribunal de Paris abriu entretanto um inquérito por "apologia de actos de terrorismo" contra Rodrigues Mingas, por este ter reivindicado um ataque contra a equipa de futebol do Togo em Cabinda, soube-se de fonte judicial.

O porta-voz do Quai D'Orsay disse que Rodrigues Mingas, líder da primeira organização independentista de Cabinda a reivindicar o ataque contra o autocarro da selecção do Togo, a FLEC-PM (Frente de Libertação do Estado de Cabinda - Posição Militar), tem nacionalidade francesa.

Moçambique Tem Novo Primeiro-Ministro

Em Moçambique o presidente Armando Guebuza anunciou um novo governo que terá um novo primeiro-ministro.

Trata-se de Aires Ali que substitui na chefia do governo Luísa Diogo.


XS
SM
MD
LG