Links de Acesso

Cresce o Desespero no Haiti


Trabalhadores de organizações humanitárias e as autoridades no Haiti avisaram que as tensões estão a aumentar porque sobreviventes do tremor de terra estão a ficar mais desesperados enquanto esperam por alimentos, água e cuidados médicos.

Um enorme esforço de ajuda internacional está já a desenrolar-se. O Haiti e os Estados Unidos assinaram um acordo dando aos Estados Unidos controlo do aeroporto na capital, Port au Prince, onde trabalhadores de organizações internacionais de ajuda estão a tentar levar ajuda aos residentes da cidade.

Mas quatro dias após o tremor de terra ter reduzido a cidade a ruínas a ajuda está a movimentar-se lentamente. Trabalhadores de organizações humanitárias afirmam que a tensão está a aumentar e que se não houver ajuda mais rapidamente a situação poderá cair na anarquia e caos.

Há notícias de alguns actos de pilhagem. Testemunhas dizem que homens armados com catanas tem estado a sair às ruas durante a noite roubando o que podem em casas destruídas.

A capital haitiana está agora sem uma força policial a funcionar. O tremor de terra destruiu a prisão da cidade e milhares de criminosos fugiram.

A secretária de estado americana Hillary Clinton desloca se hoje ao Haiti e tem planeado encontros com o presidente René Preval e outros entidades haitianas e ainda com funcionários americanos no terreno.

O secretário-geral das nações unidas Ban Ki moon deve chegar amanhã ao Haiti. Ban apelou a uma ajuda de 550 milhões de dólares .

O secretário geral da ONU disse que está a fechar-se a janela de oportunidade para salvar pessoas ainda soterradas mas disse que as operações de busca e salvamento continuam a ser levadas a cbao de forma expedita.

Os corpos dos mortos continuam a amontoar-se nas ruas. O primeiro ministro haitiano jean-Max Bellerive disse que cerca de 100.000 pessoas morreram.

Entidades oficiais haitianas disseram que cerca de 40.000 corpos foram enterrados em valas comuns.

Entretanto o chefe de estado-maior general das forças armadas americanas, o Almirante Michael Mullen, disse que cerca de 10.000 soldados americanos deverão chegar ao Haiti até Segunda-feira para ajudar na distribuição de ajuda.

Um porta-aviões americanos com 19 helicópteros a bordo chegou á costa do Haiti na Sexta-feira para servir de aeroporto flutuante.

Em Washington um porta-voz do departametno de estado disse que o porto da capital do Haiti não está em condições de ser usado o que vai tornar mais difícil projectos de reconstrução a longo prazo.

XS
SM
MD
LG