Links de Acesso

Cabinda: O Ponto da Situação


O Ministro das Relações Exteriores de Angola, Assunção dos Anjos chamou ontem o representante francês em Luanda, para protestar sobre a forma alegadamente descansada com que reagiram as autoridades gaulesas sobre o ataque de Cabinda.

O governo angolano assegurou igualmente que vai tomar diligências para a responsabilização criminal dos autores morais do ataque.

O porta-voz do governo francês Bernard Valero frisava que a França não pretende entrar em polémicas inúteis com Angola, acrescentando que desde a primeira hora Paris condenara o ataque armado contra o autocarro da selecção do Togo, que viajava para Cabinda para participar na Taça Africana de Nações.

A mesma fonte indicou que Rodrigues Mingas, o líder da primeira organização independentista de Cabinda a reivindicar o ataque contra o autocarro tem nacionalidade francesa.

Rodrigues Mingas poderá ser acusado em França por apologia pública da violência.

Entretanto um movimento separatista - a FLEC Original 1963 - condenou o ataque contra a delegação do Togo. A declaração desta facção da FLEC levanta também o facto de que o movimento independentista de Cabinda está profundamente dividido.

O João Santa Rita falou com o presidente da FLEC Justino Franque.

Importa dizer que no seu comunicado condenando o ataque á selecção do Togo a FLEC Original faz notar que todos os movimentos cabindenses têm o mesmo objectivo, nomeadamente a independência de Cabinda.

Para a FLEC Original é necessário que Angola e outros países adoptem o que chamou de iniciativas corajosas, realistas e não partidárias para que seja garantida a harmonia e a segurança da região.

O advogado Martinho Nombo foi rejeitado hoje pelo ministério público com defensor de Belchor LanSo Taty, Docente universitário e membro da sociedade civil detido na quarta-feira pela polícia de investigação criminal.

O governo e o MPLA em Cabinda mobilizam amanhã todos os funcionários, membros das forças armadas, da polícia e do partido no poder para uma marcha em condenação ao ataque de 8 do corrente contra a equipa nacional togolesa de futebol.

XS
SM
MD
LG