Links de Acesso

Últimas de Washington


No Haiti a população está a lutar com crescente falta de alimentos, agua e medicamentos depois do devastador tremor de terra em que morreram entre 45.000 e 50.000 pessoas e que deixou a capital Port au Prince em ruínas.

Forças internacionais e aviões com ajuda estão a chegar ao Haiti mas organizações humanitárias ainda não encontraram um meio organizado para entregar a ajudar. Estradas estão bloqueadas, as ligações telefónicas cortadas e há falta de segurança generalizada.

Muitos aviões estão a sobrevoar Port au Prince á espera de poderem aterrar no aeroporto da capital que se encontra super lotado.

Um porta aviões americano chegou hoje ao largo do Haiti para servir de aeroporto flutuante para helicópteros em missões de ajuda.

As Nações Unidas estimam que o tremor de terra de magnitude sete deixou cerca de 300.000 haitianos sem casa.

Os sobreviventes, muitos deles feridos, continuam a cavar as ruínas de edifícios na busca de pessoas soterradas.

Há notícias de actos de pilhagem mas o secretário de defesa americano Robert Gates disse que a situação de segurança permanece estável.

Muitas tropas e navios americanos deverão chegar em breve ao Haiti.

Gates disse que o objectivo das forças americanas é ajudar na distribuição de água e alimentar para que a situação não se deteriore.

A cruz vermelha estima que entre 45.000 e 50.000 pessoas morreram no tremor de terra.

A ONU disse que a comunidade internacional já prometeu 268 milhões e 500 mil dólares em ajuda.

Em Washington a Casa Branca diz ter recebido uma autorização rara por parte do governo cubano permitindo que aviões americanos usem o espaço aéreo cubano para entregar ajuda e efectuar voos de evacuação.

Entretanto exilado presidente Jean Bertrand Aristide diz que esta pronto a regressar ao país para ajudar na sua reconstrução.

Aristide está no exílio desde 2004.

Líder dos Taliban do Paquistão Está Ferido

Fontes dos serviços secretos do Paquistão disseram que o líder dos talibã paquistaneses Hakimullah Mehsud foi ferido no ataque aparentemente levado a cabo por um avião não tripulado americano na Quinta-feira.

As fontes, que pediram anonimato disseram que o ataque teve como alvo um campo de treino militar na região do sul do Waziristão.

Há notícias contraditórias sobre a condição de Mehsud por parte dos próprios talibãs.

Algumas fontes disseram que o grupo tinha confirmado que Mehsud foi ferido e estava a receber tratamento.

Outras fontes talibãs transmitiram uma gravação áudio que dizem ser Mehsud a afirmar que está vivo.

Pelo menos 12 militantes Talibã foram mortos no ataque.

Quatro Crianças, Uma Mulher Morrem em Atentado

No Afeganistão uma bomba colocada á beira da estrada no sul do país matou cinco pessoas incluindo quatro crianças. A outra vítima foi uma mulher.

Entidades oficiais na província de Kandahar disseram que a explosão ocorreu no distrito de Spin Boldak quando as cinco vítimas se encontravam a caminho de casa provenientes de um santuário.

O número de vítimas civis tem vindo a aumentar no conflito no Afeganistão.

Um relatório da ONU publicado esta semana disse que o número de vítimas civis atingiu o seu nível mais alto desde 2001.

O relatório afirma que o número de baixas civis aumento 14 por cento em 2009 e que a esmagadora maioria dessas baixas foram vítimas dos talibã.

Dirigente da al Qaida morto no Iémen

Entidades das forças de segurança do Iémen disseram que seis militantes da al Qaida foram mortos num ataque aéreo, incluindo um destacado dirigente militar que fugiu de uma prisão iemenita em 2006.

Essas fontes disseram que o ataque ocorreu no norte da província de Sanaa perto da fronteira com a Arábia Saudita na Sexta-feira de manhã.

O ataque teve como objectivo dois veículos que transportavam oito membros da al Qaida. As autoridades afirmam que seis homens foram mortos mas dois conseguiram escapar.

Fontes militares disseram que entre os mortos se contra o chefe militar da al Qaida Qazeem al Raimi.

Funeral das Vítimas do Atentado de Cabinda

O presidente do Togo Faure Gnassingbe participou no funeral de dois membros da selecção nacional do Togo que foram assassinado na semana passada em Angola.

A cerimónia fúnebre do treinador adjunto Amelete Abalo e do director de comunicações Stanislas Ocloo realizou-se na capital Lomé.

O capitão da equipa Emmanuel Adebayor fez o elogio fúnebre.

O ataque foi reivindicado pela FLEC/Posição Militar, uma facção do movimento independentista de Cabinda.

Guiné-Conakry: Dirigente Militar Interino Ameaça Demitir-se

O dirigente interino do governo militar da Guiné-Conackry ameaçou demitir-se devido a crescentes tensões sobre o possível regresso do dirigente da junta, o capitão Moussa Dadis Camara.

O líder interino, o general Sekouba Konate, tem estado a reunir-se com o capitão Camara no Burkina Faso em conversações mediadas pelo presidente do país Blaise Campaore.

Notícias afirmam que tem havido discussões acesas entre os dois dirigentes militares e fontes disseram que o general Konate se ameaçou a demitir devido ao possível regresso de Camara ao país.

O general Konate está a efectuar esforços para fazer regressar o país a um governo civil enquanto Camara recupera de uma tentativa de assassinato.

O capitão câmara diz que quer regressar ao seu país mas alguns na comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos expressaram preocupação de que o seu regresso possa resultar em conflitos ou mesmo marcar o inicio de uma guerra civil.

Confrontos no Quénia

Pelo menos duas pessoa morreram e várias outras ficaram feridas quando a polícia queniana abriu fogo contra um grupo de manifestantes que protestavam contra a detenção de um clérigo muçulmano da Jamaica.

Os confrontos começaram em Nairobi na sequência da prisão do clérigo radical Abdullah al faisal.

Alguns civis juntaram-se á polícia nos confrontos contra os manifestantes que atiraram pedras e danificaram veículos.

Uma organização muçulmana disse que cinco pessoas morreram mas isso não pode ser confirmado independentemente.

Faisal já foi preso anteriormente na Grã Bretanha onde foi considerado culpado de incitamento ao ódio contra ocidentais, judeus e hindus. O clérigo está também na lista global de actividades terroristas.

O governo queniano tem estado a tentar deportar Faisal para a Jamaica mas até agora nenhum país lhe concedeu um visto de transito para efectuar uma ligação para a Jamaica.

Os seus apoiantes afirmam que o clérigo está detido sem qualquer acusação formal

XS
SM
MD
LG