Links de Acesso

Últimas de Washington


Através do mundo doadores estão a enviar equipas de salvamento, médicos e ajuda alimentar de emergência para o Haiti onde na sequência do tremor de terra de Terça-feira corpos continuam a ser amontoados nas ruas da capital

Aviões com socorristas e ajuda dos Estados Unidos, China, Espanha e outros países chegaram já ao Haiti e muitos outros países já prometeram ajuda.

Teme se que dezenas de milhar de pessoas tenham morrido no tremor de terra de magnitude sete. Milhares de outras estão soterrados.

Os fornecimentos de água, electricidade e as telecomunicações foram severamente afectados afectando as operações de ajuda.

O tremorl devastou Port au Prince e destruiu o principal hospital da cidade.

Uma equipa de médicos cubanos que já estavam a operar no Haiti tem estado a tratar os feridos e o grupo de ajuda Médicos Sem Fronteira já montou centros médicos em tendas.

O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon confirmou a morte de 16 membros da missão da ONU no país. Outros 150, incluindo o chefe da missão, Hedi Annabi, estão dados como desaparecidos.

Dos nove mil soldados da ONU estacionados no país, os três mil baseados em Port au Prince estão a limpar estradas e ajudar nas operações de busca e salvamento.

Perdas no Haiti São "Devastadoras" – Barack Obama

O presidente dos estados Unidos Barack Obama disse que as perdas registadas no Haiti são devastadoras.

O presidente anunciou uma doação de 100 milhões de dólares para os esforços americanos de ajuda.

O presidente disse que vai demorar horas e talvez dia até os recursos e pessoal americano chegarem.

Soldados de uma divisão aero transportada vão deixar hoje a sua base na carolina do norte para prepararem a chegada de uma força ainda maior. Mais de dois mil fuzileiros vão ser enviados para o Haiti para fornecerem ajuda e participarem em operações de salvamento.

O antigo presidente Bill Clinton, enviado especial da ONU para o Haiti disse que o tremor de terra é uma das grandes emergências na história das Américas.

África do Sul Envia Ajuda ao Haiti

Uma organização de ajuda sul-africana vai enviar especialistas em buscas para o Haiti para ajudar a salvar vidas no país.

Imtiaz Sooliman director da "Gift of the Givers Foundation" disse que os peritos a serem enviados são especialistas em salvar pessoas de edifícios que ruíram.

Sooliman disse que a sua organização planeia também enviar pessoal médico especializado e está a tentar assegurar transporte para 100 toneladas de ajuda.

Bombista Suicida Mata e Fere Dezenas de Pessoas no Afeganistão

Pelo menos 20 civis morreram e mais de uma dúzia ficaram feridos quando num atentado bombista suicida num mercado no centro do Afeganistão.

A polícia disse que o ataque ocorreu na cidade de Dihrawud na província de Urzugan num mercado apinhado de vendedores e clientes.

A polícia disse que três crianças se encontram entre os mortos.

O ataque deu-se um dia depois de um relatório da ONU ter revelado que o número de civis mortos em violência no Afeganistão atingiu o ano passado o nível mais alto desde a invasão das forças americanas em 2001.

A ONU disse que 2.412 civis foram mortos em 2009. Dois terços desse número foram mortos por forças anti-governamentais.

Avião Não Tripulado Mata Rebeldes no Paquistão

Entidades oficiais no noroeste do Paquistão que pelo menos 12 rebeldes foram mortos num ataque de um avião americano não tripulado que poderia ter tido como algo o líder dos Taliban do Paquistão.

Desconhece se se Hakimullah Mehsud foi morto no ataque contra alvos na aldeia de Pasalkot na fronteira do Sul do Waziristão e do Norte do Waziristão.

Os seus combatentes afirmam que Mehsud está vivo.

A agência Associated Press citou agentes dos serviços secretos paquistaneses como tendo dito que Mehsud não morreu.

Nigéria: Tribunal Adia decisão Sobre Poderes do Vice Presidente

Na Nigéria um tribunal adiou uma tomada de decisão sobre se o vice-presidente Goodluck Jonathan deve assumir poderes executivos totais devido à ausência do presidente Umaru Yarádua que se encontra doente.

Na Quarta-feira o tribunal federal de alta instância disse que o vice-presidente podia assumir o cargo de presidente interino sem uma transferência formal de poderes.

Contudo advogados persistem com três acções que visam instalar no poder interinamente mas com poderes totais o actual vice-presidente.

Uma audiência realizada hoje foi adiada por uma semana.

O Presidente nigeriano esta hospitalizado na Arábia Saudita desde o fim de Novembro devido a uma doença cardíaca.

Grupos da oposição afirmam que a ausência do presidente deixou a Nigéria sem direcção que ameaça a estabilidade do país

Dirigente Militar da Guiné-Conackry quer Regressar ao País

O dirigente militar da Guine Conackry, o capitão Moussa Dadis Camara que foi ferido num atentado há cerca de um mês manifestou o desejo de regressar ao país.

Entidades oficiais no Burkina Faso disseram que o capitão Camara expressou essa vontade depois de ter sido levado ontem de Marrocos para a capital burkinabe Ouagadougou.

Camara esteve 40 dias num hospital marroquino depois de ter sido ferido na cabeça numa tentativa de assassinato a 3 de Dezembro.

Grupos da oposição e a antiga potência colonial, a França, avisaram que o regresso de câmara poderá provocar uma guerra civil no país.

Hoje o Capitão Camara reuniu-se em Ouagadougou com o dirigente militar interino, o general Sekouba Konaté e com o presidente do Burkina Faso Blaise Campaore

XS
SM
MD
LG