Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


O governo do Togo deu ordens á sua selecção para abandonar a Taça das Nações Africanas de Futebol que se inicia hoje em Luanda.

A selecção do Togo foi alvo de um ataque de rebeldes separatistas na Sexta-feira quando entrava no território proveniente da Republica do Congo.

Os jogadores togoleses tinham manifestado o desejo de permanecer no torneio.

O primeiro-ministro togoles disse que caso os jogadores permanecessem em Cabinda não representariam o país.

O governo togolês acusou Angola de não ter informado sobre a falta de segurança em Cabinda. Angola diz que a selecção togolesa violou as regulamentações da CAF que requerem que todas as equipas se desloquem por meios aéreos.

O meio campista da selecção do Togo Alaixys Romão disse que a equipa estava determinada a competir para honrar as vítimas do ataque não podendo abandonar o território "como cobardes".

O condutor do autocarro, um treinador adjunto e o porta-voz da equipa morreram.

Sete outras pessoas ficaram feridas. Entre os feridos conta-se o guarda-redes suplente da selecção de futebol do Togo, Kodjovi Kadja Obilale, que encontra em estado grave, mas estável, nos cuidados intensivos do Hospital Milpark de Joanesburgo, na África do Sul.

O jogador foi transferido de urgência sábado de Angola para a unidade hospitalar sul-africana para ser sujeito a uma delicada intervenção cirúrgica.

O CAN 2010 inicia se hoje com o jogo Angola Mali. Jogo do Grupo A em Luanda

Zuma Diz que Incidente de Cabinda Não Afectará Mundial

O presidente sul-africano Jacob Zuma disse que o ataque contra a selecção do Togo em Cabinda não terá efeito sobre o campeonato do mundo de futebol a realizar no seu país.

Zuma encontra-se em Luanda para participar nas cerimónias de abertura.

Numa declaração emitida pelo seu gabinete o presidente Zuma disse que a África do Sul permanece pronta a cem por cento para o campeonato do mundo que se inicia em Junho.

A declaração rejeita especulação que o incidente terá efeitos sobre o campeonato do mundo.

A África do Sul é o primeiro país africano a organizar o campeonato do mundo de futebol

Em Moçambique o presidente Armando Guebuza condenou o que chamou de "ataque bárbaro" contra a selecção do Togo

Croácia Escolhe Hoje Novo Presidente

Na croácia está hoje a realizar-se a segunda volta das eleições presidenciais.

O líder social-democrata da oposição, Ivo Josipovic e o presidente populista da câmara municipal de Zagreb, Milan Bandic, que concorre como independente são os candidatos.

Na primeira volta a 27 de Dezembro Josipovic, professor de direito e compositor musical ficou em primeiro lugar com cerca de um terço dos votos, muito aquém da maioria necessária para evitar uma segunda volta. Bandic, que pertenceu em tempos ao Partido Social democrata ficou em segundo lugar com cerca de 15 por cento.

Nessa primeira volta o candidato do partido conservador no poder, a União democrata da croácia, ficou em terceiro lugar, reflectindo assim o descontentamento do eleitorado com a corrupção e o que é descrito como a pior crise económica desde a independência em 1991.

O vencedor das eleições de hoje vai suceder a Stipe Mesic que completa o seu segundo mandato de cinco anos no próximo mês.

Jornalista Britânico, Fuzileiro Americano Mortos no Afeganistão

Entidades oficiais britânicas disseram que uma explosão numa estrada no Afeganistão matou um jornalista, um fuzileiro americano e um soldado afegão.

O ministério da defesa britânico disse que Rupert Hames, do jornal britânico Sunday Mirror morreu e o fotografo Philip Coburn ficou gravemente ferido quando o veículo em que viajavam com fuzileiros americanos foi atingido por uma bomba no Sábado.

Quatro outros fuzileiros ficaram gravemente feridos.

Entretanto as autoridades americanas e afegãs assinaram um acordo que deverá resultar na transferência de responsabilidade do centro de detenção da base aérea de Bagram para o Afeganistão até ao final do ano.

O ministério da defesa anunciou Sábado que tropas afegãs vão começar a treinar para poderem levar a cabo investigações, detenções e o julgamento de presos.

Actualmente há cerca de 700 presos em Bagram.

Presidente do Yemen Pronto a Dialogar com a Al Qaida

O presidente do yemen Ali Abdullah Saleh disse estar pronto ao diálogo com militantes da Al-Qaida, apesar de pressões americanas para medidas contra o grupo terrorista.

Numa entrevista publicada no Domingo Saleh disse estar pronto com qualquer membro da Al Qaida que deponha as armas, renuncie á violência e nas suas palavras regresse á razão.

Washington descreveu os combatentes da Al Qaida sediados no Yemen como uma ameaça á segurança global depois destes terem reivindicado responsabilidade por uma tentativa falhada de atacar á bomba um avião de passageiros americanos.

O governo do Yemen reivindicou entretanto ter morto pelo menos 34 militantes em ataques aéreos no mês passado.

Aumentam Tensões Entre Cristãos e Muçulmanos no Egipto

As autoridades egípcias prenderam 42 pessoas por envolvimento em actos de violência entre cristãos e muçulmanos no sul do país

Cristãos no sul do Egipto acusaram muçulmanos de incendiarem as suas propriedades, num sinal de um aumento de tensões após seis cristãos e um polícia terem sido mortos a tiro em frente a uma Igreja Copta.

Cristãos da localidade de Bahjora disseram Sábado que Muçulmanos incendiaram as suas casas e lojas durante a noite.

A aldeia é perto da cidade de Nag Hamadi onde homens armados abriram fogo sobre cristãos coptas quando estes deixavam uma igreja após a sua missa de natal que os coptas celebraram na Quinta-feira.

Na Sexta-feira a polícia egípcia prendeu três homens suspeitos de estarem envolvidos no ataque a tiro contra os cristãos.

Na Quinta-feira milhares de cristãos manifestaram se em Nag Hamadi contra o ataque.

Igrejas Atacadas na Malásia

Três igrejas e uma escola católica foram atacadas hoje na Malásia num sinal das crescentes tensões causadas pelo uso da palavra Allah por não muçulmanos.

A polícia disse que bombas incendiárias foram lançadas contra uma igreja e uma escola em Taiping no estado de Perak no norte do país.

Uma garrafa de petróleo foi encontrada numa outra igreja pensando-se que não deflagrou quando foi lançada.

No sul do estado de Malacca tinta preta foi lançada contra uma igreja Batista.

O ministro do interior malaio disse que a situação está sob controlo não havendo necessidade de preocupação.

Quatros igrejas foram atacadas Sexta-feira e Sábado na capital do país Kuala Lumpur.

As tensões subiram depois do supremo tribunal do pais ter
XS
SM
MD
LG