Links de Acesso

As Últimas de Washington


Ataques de "Drones" Matam 12 Pessoas no Paquistão

Funcionários dos serviços secretos paquistaneses disseram que pelo menos 12 pessoas morreram hoje em dois ataques de aeronaves americanas não tripuladas junto à fronteira com o Afeganistão.

Os referidos funcionários precisaram que dois mísseis atingiram um suspeito campo de militantes na região tribal do Waziristão do Norte, matando sete pessoas.

Poucas horas mais tarde, um segundo ataque ao mesmo local matou cinco pessoas de um grupo que tentava recuperar corpos e sobreviventes debaixo dos escombros causados pelo ataque inicial.

O Waziristão do Norte é considerado um bastião da rede Haqqani no Afeganistão, aliada dos Talibãs, e um santuário para combatentes da al-Qaida.

Separatistas Atacam na Caxemira Indiana

Partes de Srinagar, a capital da Caxemira controlada pelo Índia, foram evacuadas depois de militantes terem atacado polícias em plena luz do dia

Funcionários indianos informaram que militantes dispararam contra polícias e lançaram granadas, matando um agente e ferindo várias outras pessoas.

Os atacantes refugiaram-se num hotel no centro de Srinagar, que se encontra neste momento cercado pela Polícia.

O ataque acontece um dia depois do ministro-chefe da Caxemira Indiana ter elogiado uma queda recorde da violência na região que nas últimas duas décadas matou mais de 47 mil pessoas.

Militantes da Al-Qaida Presos no Iémen

No Iémen, funcionários governamentais informaram que a Polícia prendeu três militantes da al-Qaida responsáveis por uma ameaça de segurança que levou ao encerramento durante dois dias de embaixadas ocidentais em Sanaa, a capital do país.

O governo iemenita anunciou também terem sido mortos dois militantes da al-Qaida numa rusga policial na segunda-feira, mas que o suspeito líder local da organização, Mohammed Ahmed al-Hanaq, conseguiu escapar-se.

Os Estados Unidos, Grã-Bretanha e França reabriram as suas embaixadas em Sanaa na terça-feira. Washington disse que o Iémen resolveu com sucesso as preocupações sobre um possível ataque da al-Qaida a missões diplomáticas estrangeiras.

Polícia Egípcia Luta Com Activistas Pro-Palestinianos

A polícia egípcia confrontou-se com activistas pro-palestinianos que protestavam contra a recusa do Cairo de os deixar levar parte de uma coluna com ajuda para a Faixa de Gaza.

A violência que irrompeu terça-feira no porto egípcio de Arish feriu mais de 50 pessoas, incluindo 40 activistas e 15 polícias.

Os activistas despacharam cerca de 200 veículos da Síria para Arish, com o objectivo de enviar a coluna rodoviária para Gaza através do posto fronteiriço egípcio de Rafah.

Mas o governo egípcio ordenou aos activistas, liderados pelo deputado britânico George Galloway, a enviarem 55 dos veículos através de um posto de controlo israelita, uma vez que os veículos continham equipamento proibido do terminal de Rafah.

Atentado em República Russa

Um atentado bombista suicida com um carro no Daguestão matou seis polícias e feriu pelo menos 10 outras em Makhachkala, a capital daquela república localizada no sul da Rússia.

O Daguestão faz fronteira com a Chechénia onde a luta entre forças russas e separatistas islâmicos transvazou para as vizinhas repúblicas no Cáucaso do Norte.

O presidente russo Dmitri Medvedv afirmou no mês passado que o recente aumento de violência no Cáucaso do Norte é o maior problema que tem para enfrentar.

Navio Ecologista Abalroado por Baleeiro Japonês

Um grupo internacional contra a pesca das baleias informou que um barco sofisticado seu utilizado para protestar contra a pesca das baleias por japoneses nas águas próximas da Antárctida, foi abalroado e cortado em dois por um navio japonês.

Um porta-voz da Sea Shepherd Conservation Society disse que o seu barco afundou-se depois da colisão com o "Shonan Maru", mas que os seis membros que seguiam a bordo foram resgatados sãos e salvos.

O incidente foi o mais grave desde que aquele grupo começou a enviar navios para os mares do sul para importunar barcos japoneses que operam na região como parte da pesca anual da baleia do Japão.

Senadores Abandonam Vida Política

Aqui nos Estados Unidos dois destacados senadores democratas vão abandonar a política, uma decisão que poderá ter grande impacto no equilíbrio do poder em Washington.

Tratam-se dos senadores Christopher Dood, do Connecticutt, e de Byron Dorgan, do Dakota do Norte.

Existem presentemente 58 senadores democratas no Senado e dois senadores independentes que habitualmente votam ao lado dos democratas dando-lhes a maioria dos 60 votos que lhes permite ultrapassar as tácticas de resistência passiva dos 40 senadores republicanos, seis dos quais também já disseram que não se vão recandidatar este ano

Denunciada Condenação de Repórter Tailandesa

Dois grupos de liberdade de imprensa denunciaram a longa pena de prisão a que foi condenado uma jornalista na Birmânia.

Os Repórteres sem Fronteiras e a Associação da Imprensa da Birmânia informaram que Hla Hla Win foi recentemente condenada a 20 anos de cadeia por um tribunal na cidade nortenha de Pakokku . Win foi presa depois de ter visitado um mosteiro budista naquela cidade.

Hla Hla Win, de 25 anos, é uma repórter de vídeo "freelance" que trabalhava para a Voz Democrática da Birmânia, uma estação de rádio de exilados birmaneses na Noruega.

Relacionados

XS
SM
MD
LG