Links de Acesso

Últimas de Washington


O presidente americano Barack Obama vai anunciar hoje uma série de reformas das medidas anti-terroristas na sequência do atentado falhado do dia de Natal contra um avião de passageiros americano.

Obama deverá anunciar as novas medidas depois de uma reunião na Casa Branca com os elementos da equipa de segurança nacional.

O governo americano já reforçou entretanto as medidas de segurança relativamente a passageiros provenientes de 14 países considerados como sendo de alto risco.

Iémen: embaixada americana reabre as portas


A embaixada americana no Iémen já reabriu as suas portas depois das forças governamentais iemenitas terem eliminado uma ameaça à segurança que implicou o encerramento das instalações por 2 dias.

A representação diplomática americana em Sanaa afirmou que, efectuando uma operação anti-terrorista a norte da capital, o governo do Iémen eliminou uma "área específica de preocupação".

A embaixada adverte contudo que a ameaça terrorista contra interesses americanos no Iémen permanece elevada. A embaixada britânica em Sanaa anunciou também a sua reabertura.

Somália: PAM suspende operações no sul do país


O Programa Alimentar Mundial, PAM, anunciou que decidiu suspender a distribuição de alimentos na região sul da Somália devido aos recentes ataques e ameaças por parte de grupos armados locais.

O PAM acrescentou que os rebeldes estavam a impedir a distribuição de ajuda a cerca de 1 milhão de pessoas naquela região.

Aquela agência da ONU salientou contudo que vai continuar com as suas operações no resto do país incluindo na capital, Mogadíscio.

Força europeia recupera navio desviado


A força naval da União Europeia a operar na costa da Somália afirmou que recuperou um navio paquistanês que tinha sido abandonado por piratas no Oceano Índico junto à costa das Ilhas Sheychelles.

O navio tinha sido desviado no inicio do de Dezembro estando a ser usado como base pelos piratas para a partir daí desencadearem ataques contra outros barcos.

A força da União Europeia acrescentou que durante a operação foram libertados os 29 paquistaneses que compunham a tripulação do navio.

Nigéria: oposição exige provas sobre saúde do presidente

Na Nigéria, um partido da oposição exigiu provas físicas de que o presidente Umaru Yaradua está em condições de governar enquanto permanece no estrangeiro para receber tratamento médico.

Yaradua deslocou-se para a Arábia Saudita no final de Novembro sofrendo, segundo fontes oficiais, de problemas cardíacos. Desde então não apareceu em público nem fez qualquer declaração.

Segundo a oposição nigeriana é necessário que o presidente garanta à nação que os rumores sobre o seu estado de saúde não têm fundamento.

Chefe da diplomacia chinesa inicia périplo africano


O ministro chinês dos negócios estrangeiros efectua esta semana um périplo pelo continente africano.

Segundo a porta-voz Jiang Yu, a China e a África desfrutam de uma amizade tradicional e pretendem manter um relacionamento político mutuamente benéfico e equitativo.

A mesma fonte acrescentou que a parceria estratégica China-África se fortaleceu e que a cooperação pragmática tem vindo a aumentar.

Durante o seu périplo, o chefe da diplomacia chinesa desloca-se ao Quénia, Nigéria, Serra Leoa, Argélia e Marrocos.
XS
SM
MD
LG