Links de Acesso

As Últimas de Washington


Obama Liga Atentado Terrorista de Natal à Al-Qaida

O presidente Barack Obama, pela primeira vez, ligou publicamente à al-Qaida, o suspeito que tentou fazer explodir um avião comercial de passageiros americano no dia de Natal.

Na sua mensagem semanal de sábado pela rádio e internet, Obama afirmou parecer que um grupo iemenita afiliado à al-Qaida treinou o suspeito "equipou-o com explosivos e instruiu-o a atacar" o avião "que se dirigia para a América".

Barack Obama disse que o referido grupo tinha atacado anteriormente alvos americanos, incluindo a morte de um americano na Embaixada dos Estados Unidos no Iémen em 2007. Obama acrescentou que o governo dos Estados Unidos está a fortalecer a sua parceria com o Iémen "para combater terroristas da al-Qaida".

O presidente Obama informou ter recebido os resultados preliminares de uma investigação que tinha ordenado aos procedimentos de segurança das viagens aéreas e à lista de eventuais terroristas e que espera os resultados finais dentro dos próximos dias.

Parlamento Afegão Rejeita Nomeação de Ministro

O parlamento afegão rejeitou um antigo senhor da guerra que o presidente Hamid Karzai tinha nomeado para um segundo mandato como ministro da Energia.

Ismail Khan, um antigo governador da província de Herat, é acusado de abuso de direitos humanos.

Na década de 80, Khan combateu os soviéticos tendo mais tarde ganho a reputação de herói por ter lutado contra os Taliban e escapado de uma prisão dos Taliban em 2000. Mas grupos de direitos humanos dizem que Khan governou Herat como um tirano, torturando e agredindo os seus opositores.

O presidente Karzai defendeu Khan e todas as suas 24 escolhas ministeriais, afirmando que elas representam todo o Afeganistão.

Piratas Somalis Apresaram Navio Britânico

Piratas somalis apresaram um navio com pavilhão britânico e a sua tripulação composta por búlgaros, romenos, ucranianos e indianos.

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bulgária disse que o "Asian Glory" foi apresado sexta-feira à noite a 650 milhas náuticas da costa da Somália.

Foi o segundo apresamento de um navio na sexta-feira por piratas somalis, depois do navio de transporte de produtos químicos com pavilhão de Singapura "Pramoni" ter sofrido o mesmo destino no Golfo de Aden.

Iémen Afirma-se Contra Terroristas Estrangeiros

O governo do Iémen prometeu que não vai tolerar terroristas estrangeiros no seu solo, um dia depois de um grupo rebelde somali ter dito que estava a enviar combatentes.

O ministro iemenita dos Negócios Estrangeiros, Abu Bakr al-Qirbi, afirmou que o seu país está pronto para se opor a quem quer que seja que ameace a sua segurança e estabilidade.

Os seus comentários seguem-se a uma promessa feita sexta-feira pelo grupo somali al-Shabab de enviar combatentes para ajudar militantes da al-Qaida que lutam contra forças de segurança do Iémen.

Irão Concede Prazo ao Ocidente para Aceitar Acordo Nuclear

O Irão deu ao Ocidente um mês para aceitar os termos de Teerão para um acordo sobre combustível nuclear, ou então começará a produzir o seu próprio combustível nuclear.

O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Manoucherhr Mottaki, apresentou hoje o ultimato na estação estatal de televisão.

A proposta de Teerão segue-se à sua rejeição de um acordo apoiado pelas Nações Unidas que previa o transporte do urânio iraniano para o exterior para ser processado.

O acordo destinava-se a reduzir as reservas do Irão de urânio enriquecido, limitando a sua capacidade para produzir armas nucleares.

Aviões Israelitas Bombardeiam Gaza

Aviões israelitas atacaram áreas abertas na Faixa de Gaza na sexta-feira à noite, tendo o jornal "Jerusalem Post" dito que os ataques parecem terem tido por alvo túneis usados pelos palestinianos para fazer contrabando.

Paramédicos palestinianos disseram que pelo menos duas pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança. Horas antes, militantes palestinianos em Gaza dispararam uma granada de morteiro contra território de Israel.

Na quinta-feira, centenas de activistas pró-palestinianos manifestaram-se em ambos os lados da fronteira entre Israel e Gaza, exigindo que Israel termine o bloqueio ao território palestiniano.

Erupção Vulcânica no Leste do Congo

Um vulcão no leste da República Democrática do Congo entrou em erupção, lançando lava para o vizinho Parque Nacional de Virunga.

As autoridades locais disseram que o vulcão Nyamulagira entrou em erupção no sábado de manhã. Não se registaram vítimas até agora, mas o parque e as autoridades civis estão a monitorar a situação com a ajuda de helicópteros das Nações Unidas.

O Parque Nacional de Virunga é um dos mais diversos habitats do mundo e local de uma série de espécies em perigo, incluindo gorilas de montanha, uma das espécies animais mais ameaçadas do mundo.

Sobe a 95 Vítimas Mortais do Atentado no Paquistão

Mais corpos foram retirados dos escombros de um complexo desportivo no noroeste do Paquistão, elevando o número do ataque de sexta-feira durante um jogo de voleibol a 95.

O atentado na localidade de Lakki Marwat, na província da Fronteira do Noroeste causou a destruição de casas vizinhas e de uma mesquita.

Obama Continua de Férias no Havaii

O presidente Barack Obama continua de férias no Havaii, seu estado natal, gozando do bom tempo, tendo levado a sua família a ver o filme de ficção científica Avatar em três dimensões.

Barack Obama deverá regressar a Washington na segunda-feira.

XS
SM
MD
LG