Links de Acesso

As Últimas de Washington


O presidente Barack Obama tem em seu poder os resultados de uma investigação preliminar sobre os lapsos que antecederam a tentativa de fazer explodir um avião comercial americano em pleno voo, no Dia de Natal.

O foco desta investigação centra-se aparentemente no Centro Nacional de contra-terrorismo, o principal órgão encarregado de coordenar e analisar informações secretas recolhidas pelos diversos serviços policiais e de informação.

Fontes oficiais argumentam, que aquele centro falhou em não coordenar diversas informações sobre Umar Farouk Abdulmutallab, o alegado bombista agora em poder das autoridades americanas.

Afeganistão: Ataque Numa Base Americana

Militantes Taliban estão a reivindicar ataques separados que resultaram na morte de oito americanos e de um afegão, no interior de uma base americana no Leste do Afeganistão. Quatro soldados canadianos e um jornalista foram igualmente mortos, noutro incidente no Sul do país.

Os taliban dizem que um atentado suicida levado a cabo na província de Khost, na quarta-feira, foi efectuado por um afegão envergando um uniforme de oficial do exército nacional, tendo feito explodir uma bomba que levava no corpo dentro de um ginásio no interior da base militar americana.

Crê-se que os oito americanos mortos fossem agentes da CIA.

Risco de Atentado em Bali

Na Indonésia, as embaixadas ocidentais advertem quanto à possibilidade de um ataque durante a época do Ano Novo, na Ilha de Bali.

A embaixada americana enviou e-mails a todos os cidadãos americanos que residem na Indonésia, na quinta-feira, para que mantenham uma presença discreta e estejam vigilantes. O alerta baseia-se numa mensagem do governador de Bali, enviada ao gabinete de turismo daquela ilha, advertindo para indicações da possibilidade de um atentado.

A mensagem do governador apela à população para não entrar em pânico, mas o sistema de segurança está em regime de alerta máximo.

Milhares no Adeus a Wahid

Milhares de pessoas enceram as ruas da Indonésia, na quinta-feira, para dizer o seu último adeus a Abdurrahman Wahid, o primeiro presidente do país democraticamente eleito, depois da queda do regime do ditador militar Suharto.

Wahid foi sepultado próximo da sua terra natal, na ilha de Java Oriental. Morreu na quarta-feira com a idade de 69 anos, devido a complicações com diabetes.

O actual chefe de Estado, Susilo Bambag Yudhoyono presidiu às cerimónias fúnebres, tendo apresentado as condolências à família enlutada e ao povo da Indonésia.

O presidente Obama disse que Wahid será recordado pelo seu empenhamento nos princípios democráticos e pela sua tolerância religiosa.

ONU Retira Pessoal do Paquistão

A ONU afirma que vai realojar temporariamente pelo menos 20 por cento dos seus funcionários internacionais, devido às preocupações de segurança no Paquistão.

Um porta-voz da ONU adianta que os funcionários daquela organização internacional irão ser retirados do país ou serão levados para áreas mais seguras do Paquistão.

Wade Ataca Cristãos

Várias centenas de manifestantes cristãos confrontaram-se, esta quarta-feira, com forças de segurança em Dacar, a capital senegalesa depois do presidente ter feito controversas declarações sobre o Cristianismo.

No início desta semana, o presidente Wade tentou minimizar as críticas feitas por líderes religiosos muçulmanos relativamente a um enorme monumento que está a ser projectado a si próprio, afirmando ninguém critica os cristãos por "rezarem a alguém que não é Deus".

O cardeal senegalês Theodore Sarr respondeu ao presidente afirmando "ser escandaloso e intolerável" para um chefe de Estado "questionar e ridicularizar" a crença religiosa de cidadãos senegaleses.

Centenas de jovens senegaleses saíram à rua protestando contra as declarações do presidente Wade.

Relacionados

XS
SM
MD
LG