Links de Acesso

As Últimas de Washington


O Irão está a aumentar a sua repressão contra dissidentes prendendo activistas da oposição na sequência das manifestações anti-governamentais de domingo, que resultaram em confrontos com a polícia.

Grupos da oposição iraniana disseram que cerca de 10 pessoas foram presas na terça-feira, incluindo um conhecido jornalista. Anteriormente, pelo menos oito figuras da oposição tinham sido presas.

Entre os presos conta se Shapour Kazemi cunhado do líder da oposição Mir Hosseimnn Mousavi.

A Prémio Nobel da Paz Shirin Ebadi emitiu uma declaração, afirmando que a sua irmã, que é professora de Medicina, foi presa na segunda-feira.

Os meios de informação iranianos disseram que oito pessoas morreram em confrontos com a polícia, no domingo.

Paquistão: Apelos à Calma em Carachi

As autoridades paquistanesas apelaram para a calma na cidade de Carachi, depois de um bombista suicida ter atacado uma procissão xiita, na segunda-feira, matando 43 pessoas.

Na sequência da explosão, fogos e distúrbios desencadeados por xiitas enfurecidos levaram à destruição de 500 lojas.

Enquanto as autoridades sugeriram que foram os militantes desencadearam a vaga de violência, alguns xiitas em Carachi responsabilizam o governo por não ter proporcionado a segurança necessária.

Piratas Somalis Apresam Mais Navios

Autoridades marítimas anunciaram que piratas Somalis apresaram dois petroleiros no Golfo de Aden. Um deles é o "Navios Apollon", de pavilhão panamiano, com 19 tripulantes a bordo, que foi tomado de assalto na segunda-feira e que transporta fertilizantes para a Índia.

Horas antes, os piratas apoderaram-se de um cargueiro britânico com produtos químicos, o "St. James Park", com uma tripulação de 26 homens, quando o navio seguia de Espanha para a Tailândia.

As autoridades marítimas afirmam que, pelo menos, 10 navios estrangeiros estão na posse de piratas somalis, para além de um total de mais de 200 reféns.

Sudão: Controvérsia Política

O Parlamento do Sudão aprovou uma lei controversa estabelecendo os parâmetros para um referendo sobre a independência do Sul do país.

A lei, aprovada na terça-feira, estabelece onde pessoas originárias do Sul e que vivem no Norte poderão votar num referendo em 2011.

A nova lei estabelece que as pessoas do Sul e que tenham nascido antes de 1956 têm que votar no Sul. A medida permite que as pessoas do Sul que nasceram após 1956 possam votar no Norte.

Dirigentes do Sul do Sudão tinham expresso preocupação que a votação no norte seja alvo de fraude.

Ao abrigo da lei do referendo, a independência do Sul do Sudão será reconhecida se for aprovada por 51 por cento dos votantes e se houver uma participação de pelo menos 60 por cento do eleitorado.

Conackry: Junta Liberta Militares

A junta militar da Guiné Conackry libertou 12 soldados que tinham sido detidos durante o golpe de Estado do ano passado.

A polícia guineense afirma que soldados e oficiais foram detidos por terem resistido ao golpe que fez cair o regime do presidente Lansana Conté.

A libertação foi ordenada pelo líder interino da Junta Militar, Sekouba Konate. Konate seguiu, entretanto, para o Marrocos para se encontrar com o líder da Junta, Moussa Dadis Camará, que, em Dezembro, foi atingido a tiro na cabeça por um dos seus adjuntos.

Relacionados

XS
SM
MD
LG