Links de Acesso

As Últimas de Washington


O presidente Barack Obama falou ontem, pela primeira vez ao país, acerca da tentativa de fazer explodir um avião de passageiros americano em pleno ar no dia e Natal. Obama disse que o governo americano está a fazer tudo ao seu alcance para " interromper, desmantelar e derrotar toda e qualquer tentativa terrorista em qualquer parte do mundo" para atingir território dos EUA.

A Al Qaida na Península Arábica reivindicou responsabilidade pela tentativa de fazer explodir em pleno ar um avião de passageiros americano.

Aquela reivindicação foi feita por aquela organização através de um comunicado, três dias depois de um cidadão nigeriano ter tentado fazer explodir um avião proveniente de Amsterdão.

O suspeito, Umar Farouk Adulmutallab, é acusado pelas autoridades americanas de ter tentado detonar explosivos pouco antes de um voo da Northwest Airlines ter aterrado no aeroporto da cidade de Detroit, no Dia de Natal. O material em sua posse não chegou a explodir e Umar sofreu queimaduras nas pernas, antes que outros passageiros o tivessem controlado.

Aquele jovem, de 23 anos de idade, afirma ter sido treinado por operacionais da Al Qaida, no Iémen.

EUA Apoiam Militarmente o Iémen

Fontes dos serviços secretos americanos e peritos daquela área afirmam que Washingtom tem vindo a fornecer discretamente o Iémen com instrutores militares e com equipamento para ajudar aquele país a combater a crescente presença da Al Qaida no seu território.

O jornal NYT cita um antigo agente da CIA como tendo dito que aquela agência americana enviou para o Iémen alguns dos seus melhores operacionais para aquele país, há um ano atrás.

Aquele jornal adianta que os serviços especiais americanos começaram a treinar as forças iemenitas em técnicas de combate anti-terroristas.

Paquistão: Atentado Suicida Faz 30 Mortos

Autoridades paquistanesas anunciaram que um bombista suicida atacou uma procissão de muçulmanos xiitas, na cidade de Carachi, no Sul do país, matando 30 pessoas e ferindo dezenas de outras.

As autoridades adiantam que o bombista morreu no ataque, na segunda-feira, depois de se ter integrado numa procissão observando os rituais de Ashura, na capital comercial do Paquistão.

O atentado, desencadeou distúrbios em partes da cidade de Carachi, com manifestantes furiosos, atirando pedras e disparando armas para o ar.

Al Qaida: Raptos na Mauritânia

Um grupo afecto a rede terrorista Al Qaida reivindicou a responsabilidade pelo rapto de dois cidadãos italianos, na Mauritânia.

Numa mensagem áudio enviada a rede de televisão Al Arabiya, o grupo Al Qaida no Magreb Islâmico disse ter raptado um casal italiano, em retaliação ao que rotularam de crimes cometidos pela Itália, no Iraque e no Afeganistão.

O casal identificado como sendo Sérgio Cicala e a sua esposa Philomene Kabore, desapareceram no passado dia 18 de Dezembro, do sudoeste da Mauritânia.

As forças de segurança mauritanianas revelaram na semana passada terem detido um suspeito com ligações ao rapto. De acordo com uma fonte oficial mauritaniana o suspeito detido teria tido por proveniência o vizinho Mali.

O grupo Al Qaida no Magreb Islâmico reivindicou igualmente a responsabilidade pelo rapto de um cidadão francês, no Mali e três outros espanhóis na Mauritania, no passado mês de Novembro.

Relacionados

XS
SM
MD
LG