Links de Acesso

Últimas de Washington


O Senado dos Estados Unidos aprovou uma nova legislação introduzindo profundas reformas ao sistema de saúde americano.

A medida vai abranger cerca de 30 milhões de americanos que não dispunham de seguro de saúde.

A legislação foi aprovada por 60 votos dos senadores democratas e independentes contra 39 votos dos republicanos na oposição.

A aprovação da reforma do sistema de saúde constitui uma vitória para o presidente Barack Obama e para os democratas que fizeram da saúde uma das suas prioridades.

Iraque: vaga de violência faz 20 mortos


No Iraque morreram pelo menos 20 pessoas e outras 100 ficaram feridas em consequência de uma vaga de ataques através do país.

Entre as vítimas contavam-se peregrinos chiitas que se deslocavam para um festival religioso.

Verificou-se igualmente um ataque durante um funeral no bairro de Sadr, uma zona predominantemente chiita de Bagdad.

Entretanto o governo iraquiano reforçou as medidas de segurança nas zonas com populações cristãs depois de ameaças de ataques durante o Natal.

Paquistão: Ataque faz 5 vitimas


No Paquistão, verificou-se hoje novo atentado bombista na cidade de Peshawar. O ataque fez 5 mortos e pelo menos 20 feridos.

Entidades oficiais disseram que o bombista se deslocou até um posto de controlo da polícia fazendo explodir a bomba que transportava.

O posto de controlo situa-se perto dos escritórios das linhas aéreas paquistanesas numa das principais avenidas daquela cidade.

Irão: governo impõe restrições à oposição


No Irão, a oposição afirma que o governo restringiu novas cerimónias fúnebres de um clérigo dissidente depois de cerimónias semelhantes se terem transformado em comícios da oposição.

As mesmas fontes acrescentam que o governo iraniano apenas permitirá a realização de cerimónias em memória do aiatola Ali Montazeri na cidade santa de Qom ou na sua cidade natal de Najafabad.

Ontem, as forças de segurança confrontaram-se com reformistas apoiantes de Montazeri em várias localidades do centro do país. Montazeri é considerado o líder espiritual do movimento reformista iraniano.

Nigéria: líder político insiste na demissão do presidente


Na Nigéria, um destacado líder político foi a tribunal para tentar obrigar o presidente Umaru Yaradua a transferir o poder para o vice-presidente ou então a demitir-se.

Farouk Aliyu, um antigo líder da minoria no parlamento, alega que a Nigéria mergulhou no caos e na incerteza enquanto espera que Yaradua volte da Arábia Saudita onde se encontra hospitalizado desde há um mês.

Entretanto o partido governamental afirmou que Yaradua está em condições de continuar à frente do país não referindo contudo uma data para o seu regresso.

Sudão: Parlamento pode alterar lei do referendo


O Parlamento do Sudão está a tomar em consideração a hipótese de alterar uma controversa lei acerca do referendo sobre a independência do sul do país.

A lei foi aprovada na terça-feira apesar dos protestos do principal partido do sul, o SPLM. A nova votação está prevista para a próxima segunda-feira.

A controvérsia foi gerada por uma cláusula que permite que os sudaneses do sul residentes no norte possam votar no referendo programado para 2011.

Os líderes do sul do Sudão rejeitaram-na alegando que esses votos poderiam ser objecto de fraude.

Somália: violência faz 8 mortos


Na Somália, confrontos na cidade de Galkayo fizeram 8 mortos e vários feridos.

Testemunhas oculares afirmaram que viram os corpos das vítimas na rua depois de um ataque de morteiros contra uma área residencial.

Os confrontos opuseram apoiantes das duas administrações rivais daquela cidade do centro da Somália.

Segundo as Nações Unidas centenas de somalis deslocados internamente foram obrigados a fugir de Galkayo depois de serem atacados por residentes locais que os acusavam de apoiar o grupo rebelde al-Shabab.

XS
SM
MD
LG