Links de Acesso

Últimas de Washington


O Conselho de Segurança das Nações Unidas decidiu aplicar sanções à Eritreia acusando-a de fornecer armas à Somália e de ameaçar o vizinho Djibuti.

A resolução hoje adoptada proíbe toda e qualquer compra e venda de armamentos à Eritreia, proíbe as deslocações ao exterior dos líderes eritreus e congela os bens dos líderes políticos e militares daquele país.

Os Estados Unidos e a União Africana acusam a Eritreia de fornecer armamentos aos rebeldes do grupo al-Shabab que estão apostados no derrube do governo somali. A Eritreia tem negado repetidamente tais acusações.

Zimbabué: "Nestlé" cessa actividades


A multinacional suíça "Nestlé" anunciou que suspendeu as suas actividades no Zimbabué devido às pressões adversas exercidas por entidades oficiais daquele país.

A maior companhia de produtos alimentícios do Mundo acusou entidades governamentais e a polícia do Zimbabué de se terem deslocado às suas instalações obrigando o pessoal de serviço a aceitar entregas de leite de fornecedores não-contratados.

No mês de Fevereiro, a "Nestlé" chegou a acordo para a compra de leite a uma empresa cuja proprietária é a esposa do presidente zimbabueano, Grace Mugabe.

A companhia suíça denunciou contudo o acordo em Outubro depois de o negócio ter sido tornado público.

Sudão: Estados Unidos manifestam preocupação


Os Estados Unidos manifestaram-se profundamente preocupados acerca dos desenvolvimentos políticos no Sudão depois da adopção de novas leis que fizeram aumentar a tensão entre o governo do norte e a região semi-autónoma do sul.

O Departamento de Estado referia-se a notícias de que o partido governamental do norte, NCP, denunciou um acordo firmado com o principal partido do sul, SPLM, mudando os termos de uma importante lei.

Aquela legislação, contendo os parâmetros do referendo sobre a independência do sul, foi aprovada na terça-feira apesar dos protestos dos legisladores do sul do Sudão.

Irão: novos confrontos com a oposição

No Irão, forças de segurança confrontaram-se com apoiantes de um clérigo dissidente recentemente falecido.

Fontes da oposição iraniana afirmaram que os incidentes se verificaram durante reuniões em memória do aitola Ali Montazeri nas cidades de Najafabad e Isfahan.

Naquela última cidade, a polícia usou gás lacrimogéneo e bastões para dispersar os manifestantes detendo mais de 50 pessoas.

O aitola Montazeri, que faleceu no passado domingo, era considerado o líder espiritual do movimento reformista iraniano.

Afeganistão: polícia mata legislador


No Afeganistão, a polícia matou a tiro um legislador que passava com o seu automóvel no local onde tinha sido montada uma emboscada a militantes talibãs.

O incidente ocorreu na província de Baghlan no nordeste do país quando carro do senador Mohammad Yunos passava numa zona onde se tinham registado pesados combates no dia anterior.

Segundo a polícia afegã, os guarda-costas do senador envolveram-se num tiroteio depois do condutor do automóvel ter ignorado ordens para parar. O condutor morreu igualmente no incidente.

Jamaica: avião de passageiros despista-se em Kingston


Na Jamaica, pelo menos 91 pessoas ficaram feridas quando um avião da American Airlines se despistou ontem à noite no aeroporto de Kingston.

O avião perdeu o controlo quando tentava aterrar no aeroporto da capital jamaicana durante uma forte chuvada.

Mais de 150 pessoas encontravam-se a bordo do aparelho que fazia a ligação Washington-Miami-Kingston.



XS
SM
MD
LG