Links de Acesso

Últimas de Washington


Entidades oficiais da OPEP estão reunidas em Angola para debater os níveis de produção prevendo-se que o cartel petrolífero mantenha os níveis actuais.

Em entrevistas ao influente jornal " Financial Times", líderes de várias empresas de comercialização de petróleo prevêem que os preços daquela matéria-prima se mantenham entre os 70 a 80 dólares por barril durante o próximo ano.

As mesmas fontes acrescentaram que a procura de petróleo está a aumentar mais lentamente do que aquilo que se previa.

Irão: centenas de milhar participam em funeral de aitola dissidente


No Irão centenas de milhar de pessoas participaram no funeral do clérigo dissidente aiatola Hossein Ali Montazeri.

Segundo fontes da oposição iraniana os participantes entoaram palavras de ordem anti-governamentais durante o cortejo fúnebre na cidade santa de Qom no norte do país.

O aiatola Montazeri contava 87 anos de idade e era considerado o líder espiritual dos reformistas iranianos.

No inicio do ano Montazeri denunciou a repressão dos manifestantes que protestavam contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Saúde: Congresso americano prepara-se para aprovar nova legislação


O Senado americano deu por terminado o debate acerca da histórica legislação reformando o sistema de saúde nacional.

A votação para aprovar a legislação deverá ser efectuada na quinta-feira. Em princípio a nova lei deverá ser aprovada por 60 senadores democratas e independentes contra 40 votos dos senadores republicanos.

A Câmara dos Representantes já aprovou a sua versão da controversa legislação e deverá agora ter que chegar a um compromisso com o Senado acerca da redacção final da lei.

Só então o presidente Barack Obama poderá aprovar a legislação tornando obrigatório o seguro de saúde para praticamente todos os cidadãos americanos.

Afeganistão: forças governamentais abatem 2 talibãs


No Afeganistão, as forces governamentais abateram dois talibãs que se tinham apoderado de um edifício numa cidade do leste do país.

Os dois militantes atacaram um edifício na cidade de Gardez junto a uma esquadra da polícia e só foram repelidos depois de várias horas de confrontos.

Três civis e um agente da polícia ficaram feridos no tiroteio. Os talibãs reivindicaram o ataque.

Somália: novos confrontos fazem 8 mortos em Mogadíscio

Na Somália pelo menos 3 pessoas morreram e outras 17 ficaram feridas quando vários morteiros atingiram uma estação de rádio no norte de Mogadíscio.

Segundo a agência France Presse, forças governamentais dispararam os morteiros contra o bairro onde se encontram as instalações da rádio Voz da Democracia depois de um ataque rebelde contra o Parlamento.

O governo somali, apoiado pelas forças da União Africana, tem vindo a lutar contra os militantes islâmicos que controlam grande parte da capital e da região sul da Somália.

Cuba acusa Estados Unidos de acções hostis


O presidente cubano Raul Castro acusou a administração Obama de acções hostis contra o seu país enviando para Cuba um indivíduo encarregado de distribuir equipamento ilegal de telecomunicações.

Num discurso perante a Assembleia Nacional, Castro referiu a detenção nos últimos dias de um cidadão americano.

O departamento de Estado confirmou a detenção no dia 5 de Dezembro mas não identificou o cidadão americano.

Na sua intervenção, o presidente cubano acusou aquele americano de estar a distribuir sofisticado equipamento de satélite. Acusou igualmente Washington de ter orçamentado 55 milhões de dólares para apoiar dissidentes cubanos.

XS
SM
MD
LG