Links de Acesso

As Últimas de Washington


Morreu Dissidente Grande Ayatollah Iraniano

A imprensa iraniana noticiou a morte do dissidente grande ayatollah Hossein Ali Montazeri.

Montazeri, que contava 87 anos de idade, morreu na sua casa na cidade santa xiita de Qom.

Montazeri foi um líder da revolução islâmica em 1979 e pensou-se que seria o sucessor do aytalollah Khomeini, o fundador da revolução, como líder supremo do Irão.

Montazeri teve também grandes desacordos com a presente liderança iraniana e passou longos períodos sobre prisão domiciliária, tendo criticado fortemente a repressão contra manifestantes após a disputada reeleição do presidente Ahmadinejad.

Tropas Iranianas Continuam em Território Iraquiano

Funcionários iraquianos disseram que tropas iranianas retiraram-se de um disputado poço de petróleo na sua fronteira, mas que continuam em território iraquiano.

Um porta-voz do governo de Bagdade disse que os iranianos arriaram a bandeira do poço e moveram-se 50 metros, mas que ainda não regressaram às suas posições originais.

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão afirmou que as notícias de uma incursão em território do Iraque são uma tentativa para prejudicar as relações entre Teerão e Bagdade.

Presidente Afegão Defende Nomeações Ministeriais

O presidente afegão Hamid Karzai rejeitou críticas de que o seu novo governo irá fazer pouco para resolver muitos problemas do país, incluindo a grande corrupção governamental.

Karzai afirmou a jornalistas em Cabul que o seu governo será responsável para resolver os problemas que terá pela frente.

O presidente forneceu sábado ao parlamento a lista dos 23 propostos ministros, que inclui oito novas caras e uma mulher como ministra dos Assuntos da Mulher.

A NATO acolheu bem as nomeações do presidente Karzai e pediu-lhe para construir um governo baseado na integridade e profissionalismo.

Maoístas Desencadeiam Greves no Nepal

Maoístas no Nepal iniciaram uma greve de três dias forçando ao encerramento de lojas de comércio e empresas bloqueando estradas.

Os antigos rebeldes estão a protestar contra o que chamam de acções inconstitucionais do presidente do Nepal no que diz respeito à sua decisão de demitir o chefe do exército.

As tensões estão elevadas no Nepal desde que um governo liderado por maoistas se demitiu em Maio por entre uma disputa com o presidente Ram Baran Yadav respeitante ao chefe do exército.

Nevão nos Estados Unidos

Um grande nevão caiu sobre a capital dos Estados Unidos, Washington e outras cidades do norte, tornando difícil ou impossível para as pessoas viajarem.

Em algumas partes caíram cerca de 60 centímetros de neve. Os transportes públicos foram afectados incluindo o Metro.

Muitas áreas ficaram sem energia eléctrica e muitos voos foram cancelados.

Taiwan Earthquake

Em Taiwan 14 pessoas ficaram feridas depois de um forte tremor de terra ter feito sacudir a ilha.

Treze pessoas foram hospitalizadas depois de terem respirado gás de cloro num hotel perto do epicentro do tremor de terra.

O tremor de terra atingiu a magnitude de 6.4 a uma profundidade de 45 quilómetros.

Macau Assinala Décimo Aniversário de Regresso à China

Macau assinalou o décimo aniversário da devolução à China por Portugal.

Único local da China onde o jogo é legal, Macau tornou-se num centro internacional de jogos de fortuna e azar ultrapassando Las Vegas nos Estados Unidos.

Tal como Hong Kong, Macau tem um estatuto separado da China sendo uma região autónoma especial.

Relacionados

XS
SM
MD
LG