Links de Acesso

As Últimas de Washington


O presidente dos EUA, Barack Obama, disse perante líderes mundiais no dia do encerramento da Conferência de Copenhaga que chegou o momento para que as nações do mundo se unam para apoiar um objectivo comum.

Obama sublinhou que o tempo se está a esgotar e que os líderes mundiais estão prontos para aprovar um acordo, mas que para tal terá que haver movimento no que toca a todas as partes envolvidas.

Armamento: EUA e Rússia Aprontam Tratado

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia afirma que negociadores russos e americanos estarão prestes a chegar a um acordo sobre um novo tratado sobre controlo de armamento.

A agência russa Interfax citou aquele porta-voz como tendo dito, esta sexta-feira, que todas as questões pendentes poderão ser resolvidas durante o encontro entre os presidentes Barack Obama e Dimitri Medvedev, previsto para hoje.

Obama e Medvedev irão manter um encontro á margem da Cimeira de Copenhaga sobre as mudanças climáticas.

Atentado Bombista Mata 11 no Paquistão

Autoridades paquistanesas anunciaram que uma bomba explodiu numa mesquita no Nordeste do país, matando 11 pessoas, no momento em que estas se reuniam para as orações de sexta-feira.

A explosão visou uma mesquita localizada nas imediações da sede da polícia, da região do Baixo Dir.

Fontes hospitalares afirmam que ficaram feridas, pelo menos, 28 pessoas, incluindo várias crianças.

O Baixo Dir situa-se junto à região do Vale de Swat, que foi palco de uma feroz ofensiva militar no início do ano, com o objectivo de desalojar militantes taliban, que têm vindo, desde então, a desencadear ataques retaliatórios.

Africanos Refugiam-se no Iémen

A ONU anunciou que um número recorde de africanos atravessaram, este ano, o Golfo de Aden para tentarem chegar ao Iémen.

O Alto Comissariado para os Refugiados tornou público um relatório, esta sexta-feira, afirmando que mais de 74 mil africanos fizeram aquela perigosa jornada, na sua maioria a partir da Etiópia e da Somália.

O porta-voz do Alto Comissariado para os Refugiados adianta que aquele número representa um aumento da ordem dos 50 por cento relativamente a 2008. O relatório adianta que a maior parte dos emigrantes tentam escapar problemas económicos e violência política no Corno de África. Os somalis têm asilo político automático no Iémen, mas outros refugiados têm que pedir asilo.

Situação Sudanesa Pode Agravar-se

Um instituto internacional adverte que, se a situação no Sudão continuar como está, é possível que a guerra civil venha a reacender-se.

O consultor sobre o Sudão do Grupo Crise Internacional, Fouad Hikmat, disse à VOA que a situação sudanesa se encontra numa fase crítica, adiantando que sem um apoio unificado da comunidade internacional "o Sudão poderá deslizar para uma situação de mais violência".

Relatório da ONU Sobre Conackry

O secretário-geral da ONU começou a examinar um relatório elaborado por uma comissão internacional sobre o mortífero ataque de Setembro último contra manifestantes da oposição, na Guiné Conackry.

Ban Ki-moon está agora a considerar o relatório e que irá divulgar as suas conclusões a vários grupos, incluindo o governo da Guiné Conackry, o Conselho de Segurança e a União Africana.

Grupos de defesa dos Direitos Humanos afirmam que pelo menos 157 pessoas foram mortas e que dezenas de mulheres foram violentadas sexualmente, depois de soldados governamentais da Guiné Conackry terem aberto fogo contra os manifestantes que protestavam contra a anunciada candidatura do líder militar Moussa Dadis Camará.

Zimbabué: Inflação Diminui

Economistas dizem que, no Zimbabué, os preços junto do consumidor desceram zero vírgula um por cento no mês passado, assinalando uma redução num país que até agora estava marcado por um regime de hiper-inflação.

De acordo com os serviços de estatística do Zimbabué a descida de preços registada em Novembro inclui os produtos alimentares.

No início deste mês, o ministro da Finanças, Tendai Biti, anunciou que a economia zimbabueana está prestes a expandir este ano, pela primeira vez em mais de uma década.


Relacionados

XS
SM
MD
LG