Links de Acesso

Sao Tomé e Príncipe: Acordo de Paridade Cambial em Janeiro


O governo santomense indicou hoje estarem criadas todas as condições para a entrada em vigor a partir do 1º de Janeiro da taxa fixa de câmbio da moeda santomense – a Dobra – em relação ao Euro, isto no âmbito do acordo de indexação monetária assinado entre São Tomé e Príncipe e Portugal em Julho passado.

Falando a Agencia Lusa, Adelino Castelo David, chefe da equipa santomense nas negociações com a parte portuguesa, disse não terem ainda definidos os números da fixação da paridade cambial entre as duas moedas, mas adiantou que até ao final deste mês o processo estará concluído.

O governo santomense entende que uma taxa de paridade fixa da Dobra em relação ao Euro pode ser um factor de estabilidade macroeconómica, e faz desse acordo com Portugal a sua maior conquista em matéria financeira desde que obteve o perdão da divida externa do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional em 2007.

Contudo alguns especialistas pensam o contrário. Para o economista santomense Zeferino de Ceita trata-se de um acordo arriscado para o Estado santomense.

Ouça a entrevista de Zeferino de Ceita à Voz da América…


XS
SM
MD
LG