Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


O presidente dos Estados Unidos Barack Obama recebeu hoje em Oslo o Prémio Nobel da Paz afirmando que o prémio é apenas o começo do seu trabalho na cena mundial.

Falando na cerimónia Obama disse que os seus sucessos são ligeiros quando comparados com anteriores galardoados como Martin Luther King e Nelson Mandela.

O presidente americano disse que activistas que foram presos e agredidos na procura da justiça e activistas humanitários em redor do mundo são mais merecedores do prémio do que ele .

Barack Obama reconheceu a ironia de aceitar o prémio Nobel da paz numa altura em que deu ordens para o envio de 30.000 soldados para o Afeganistão.

O presidente disse que o conflito contra os Talibã e a rede terrorista al Qaida é um conflito que foi imposto aos Estados Unidos.

O presidente reconheceu o que chamou de dura verdade de que a guerra não será eliminada na nossa era.

Citando Martin Luther King Obama afirmou que a violência nunca trará a paz permanente mas acrescentou que como chefe de estado tem que fazer face ao mundo tal como ele é.

Obama disse que há ocasiões em que nações têm que usar a força não só como necessidade mas também por ser moralmente justificada.

Os Estados Unidos, disse ele, há mais de seis décadas que tem ajudado a garantir a segurança do mundo, acrescentando que o seu país não vacilará nessa missão.


Obama: Não Haverá "retirada precipitada" do Afeganistão

O presidente Barack Obama disse entretanto que não haverá uma retirada precipitada de tropas americanas no Afeganistão quando se iniciar a transferência de responsabilidade para forças afegãs.

Falando a jornalistas na capital Norueguesa Obama disse que em Jhulho de 2011 se vai iniciar uma transição para dar aos afegãos mais responsabilidade pela segurança.

A velocidade da retirada americana vai dependenr das condições existentes, disse o presidente americano.

Obama indicou também que as forças americanas vão permanecer no Afeganistão para além de 2011 para treinarem as forças afegãs.

Os Estados Unidos vão continuar interessados em manter parcerias com o Afeganistão e Paquistão para combater grupos terroristas durante vários anos mesmo apos uma redução drástica das forças americanas, acrescentou.

O secretário de defesa americano Robert Gates disse a comandantes militares afegãos que os Estados Unidos tencionam ser o seu parceiro por muito tempo.

No final de uma visita ao Afeganistão Gates disse que os Estados Unidos estão totalmente empenhados com a segurança do Afeganistão afirmando que as relações entre os dois países estão forjadas com sangue.

Gates chegou entretanto ao Iraque onde se deverá avistar com o presidente Jalal Talabani com o primeiro ministro Nouri al -Maliki e ainda com comandantes militares americanos.


Conversações com Coreia do Norte foram "positivas" – Hillary Clinton

A secretária de estado americana Hillary Clinton descreveu de bastante positivo o encontro que o enviado americano Stephen Bosworth manteve esta semana com dirigentes da Coreia do Norte.

Isto apesar da Coreia do Norte não ter prometido regressar ás negociações sobre o seu programa nuclear.

Clinton sublinhou que as conversações eram de natureza exploratória.

A secretária de estado disse que a política do governo americano para com a Coreia do norte é de paciência estratégica em coordenação com os aliados americanos.

O enviado americano, Stephen Bosworth, disse ter tido chegado a um "entendimento mútuo" com representantes norte-coreanos para se recomeçar conversações internacionais sobre o seu programa nuclear.

Stephen Bosworth disse que durante a sua deslocação de três dias a Pyongyang manteve conversações cândidas com representantes do governo norte-coreano.

A sua viagem constituiu o primeiro contacto de alto nível entre o governo da Coreia do norte e administração Obama.

Americanos Questionados sobre Ligações com Terroristas

Entidades oficiais paquistanesas disseram que cinco cidadãos americanos presos no Paquistão estão a ser interrogados sobre as suas alegadas ligações com grupos extremistas.

A polícia paquistanesa disse que os homens foram detidos durante uma busca à casa de um dirigente local da proibida organização Jaish-e- Muhammad, numa cidade na província do Punjab.

Entidades oficiais afirmam que os americanos queriam participar numa guerra santa.

Um porta-voz da polícia federal americana, o FBI, disse que a organização está a tentar determinar a identidade dos detidos estando em contacto com as famílias de cinco estudantes que foram dados como desaparecidos.

África do Sul: Funcionários Suspensos por Corrupção

As autoridades sul-africanas disseram ter suspendido das suas funções 59 funcionários do ministério do interior que se suspeita tenham fornecido a estrangeiros documentos de identidade falsos.

Alguns desses funcionários forneceram também certidões falsas de casamento e óbito. As certidões de casamento eram usadas para se obter a cidadania sul-africana e as de óbito para defraudar companhias de seguro.

A ministra do interior descreveu as acções como uma ameaça á segurança nacional mas disse não se saber quantas certidões falsas foram usadas.

No inicio deste ano a Grã-bretanha passou a requer vistos de entrada a cidadãos sul-africanos depois de expressar preocupação sobre o uso de passaportes sul-africanos.

Gregos Pagam resgate a Piratas Somális

Piratas somalis libertaram um navio grego e os seus 24 tripulantes ucranianos após terem recebido o pagamento de um resgate.

O navio havia sido desviado há sete meses atrás.

A agência de notícias francesa disse que os proprietários pagaram dois milhões e meio de dólares aos piratas.

Guiné-Conackry: Militares Efectuam dezenas de Prisões.

O governo militar da Guine Conackry disse que foram presos 100 membros das forças armadas na sequência do atentado contra o dirigente militar do país, o Capitão Moussa Dadis Camara.

Entidades oficiais disseram que os soldados detidos são aliados do chefe da guarda presidencial o Tenente Aboubacar Sidiki Diakite que se suspeita ter estado envolvido na tentativa de assassinato.

Diakité também conhecido por Toumba continua desaparecido.

A situação médica do capitão Camara continua por esclarecer embora entidades governamentais tenham afirmado que está a recuperar bem.

XS
SM
MD
LG