Links de Acesso

Ofensiva da OMS Contra "Fumo em Segunda Mão"



A Organização Mundial de Saúde, OMS, afirma no seu último relatório que centenas de milhar de pessoas morrem todos os anos por causa da inalação, em segunda mão, do fumo do tabaco. Devido a isso a OMS apelou aos governos de todo o Mundo para que tomem acções preventivas.

A Organização Mundial de Saúde afirma contudo que se registaram alguns progressos no que se refere à luta contra o tabaco e salienta que em 2008 cerca de 5,4% da população mundial se encontrava coberta por leis bastante abrangentes. No ano anterior essa percentagem era apenas de 3%. O coordenador da ONU para a luta anti-tabagismo, Armando Peruga afirmou que 362 milhões de pessoa se encontram legalmente protegidas do fumo em segunda mão em restaurantes, bares e outros locais públicos no interior de edifícios.

Segundo Peruga esse número aumentou em cerca de 154 milhões comparativamente ao ano anterior o que reflecte que se registaram progressos. Contudo, sublinhou, mais de 90% da população mundial continua a ser exposta aos perigos do fumo em segunda mão.

De acordo com o relatório da OMS aquele problema causa pelo menos 600 mil mortes por ano. A OMS afirma que o tabagismo é a causa de morte mais prevenível vitimando prematuramente mais de 5 milhões de pessoas por ano. Aquela agência acrescenta que esse número poderá elevar-se a 8 milhões em 2030 se não forem tomadas medidas urgentes para controlar o tabagismo. De referir que mais de 80% das vitimas são cidadãos de países do terceiro mundo.

Segundo Armando Peruga da OMS, o consumo do tabaco está a diminuir nos países industrializados o que faz com que as empresas tabaqueiras procurem novos mercados no mundo em desenvolvimento. Peruga salienta o exemplo de África onde comparativamente o número de fumadores é relativamente reduzido em relação aos outros continentes. Trata-se portanto de um mercado com grandes hipóteses de expansão. Para alcançar esses objectivos, as tabaqueiras adoptam uma política agressiva de preços muitos baixos e de luta contra medidas que poderiam proibir a publicidade dos cigarros.

Armando Peruga da OMS afirma ainda que aquelas empresas têm também por alvo os jovens especialmente as mulheres. De salientar que cerca de 170 países já ratificaram a Convenção da OMS para o controle do tabagismo, um documento que contém 5 medidas destinadas a controlar o tabaco e a proteger as populações dos seus efeitos maléficos.

XS
SM
MD
LG