Links de Acesso

Últimas de Washington


No Irão as forças de segurança dispararam tiros de aviso para dispersar manifestantes da oposição em Teerão que assinalavam o Dia do estudante.

Testemunhas disseram que manifestantes se aglomeraram em ruas e universidades da capital gritando "morte ao ditador" numa referência ao dirigente iraniano.

Há também notícias de manifestantes em três outras cidades do país.

Em Teerão a polícia e membros das milícias Basik atacaram manifestantes nas ruas enquanto agentes da polícia cercaram a universidade para impedir activistas de se juntarem a estudantes que levavam a cabo comícios anti - governamentais.

O dirigente da oposição Mir Hossein Moussavi emitiu uma declaração na sua página na internet afirmando que o governo está a perder a sua legitimidade ao atacar manifestantes nas ruas e tentando silenciar os estudantes.

Outro proeminente clérigo reformista disse numa entrevista publicada no jornal francês Le Monde que a repressão não é a resposta e que o governo tem que tolerar e aceitar as críticas se quiser a reconciliação.

Mais de 30 Mortos em Atentado Bombista no Paquistão

No Paquistão as autoridades disseram que se eleva para mais de 30 o número de mortos na explosão de duas bombas num mercado na cidade de Lahore na parte leste do país.

Entidades oficiais disseram que mais de 100 pessoas ficaram feridas nas explosões ao início da noite quando o mercado se encontrava cheio de mulheres e crianças.

Notícias dizem que as explosões ocorreram com cerca de 30 segundos de diferença.

Ninguém reivindicou responsabilidade.

Horas antes um bombista suicida matou 10 pessoas e feriu mais de 40 num ataque em Peshawar em frente a um tribunal.

Americano Acusado de Cumplicidade em Ataque terrorista contra Bombaim.

Procuradores americanos acusaram formalmente um homem da cidade de Chicago de ajudar a planear os ataques terroristas de 2008 em Bombaim na Índia em que morreram 166 pessoas e centenas de outras ficaram feridas.

O Departamento de Justiça americano disse que David Headley levou a cabo reconhecimentos extensivos dos alvos em Bombaim durante mais de dois anos antes dos ataques.

As autoridades americanas afirmam que Headley participou em treinos de terroristas em campos no Paquistão controlados pelo grupo Lashkar-e-Taiba.

Headley tinha sido anteriormente acusado de planear ataques contra o jornal dinamarquês Jyllands Posten cujas caricaturas do profeta Maomé levaram a violentas manifestações em diversas partes do mundo.

Iniciou-se Conferencia Sobre o Clima

Iniciou - se em Copenhaga a conferencia das Nações Unidas sobre o clima para decidir sobre medidas para se controlar as mudanças climatéricas.

O primeiro-ministro dinamarquês e anfitrião da conferência Lars Rasmussen disse aos representantes de 192 países que o mundo espera que eles assegurem um futuro melhor.

O representante da ONU para questões climatéricas Yvo de Boer disse que após dois anos de negociações para se substituir o actual pacto do ambiente chegou a altura para acções.

O Protocolo de Kyoto expira em 2012.

Os delegados vão tentar chegar a um acordo de princípios sobre a redução de emissões de carbono que se pensa estarem ligadas ao aquecimento global.

Os delegados têm também que acordar num mecanismo para financiar países pobres a pagarem o custo de aplicarem as resoluções alcançadas.

Espera se que chefes de estado de 110 países participem nos últimos dias da conferencia.

Forças das Seychelles Capturam Piratas

Forças navais das Seychelles capturaram 11 suspeitos piratas somalis.

A força anti-pirataria da União Europeia disse que os piratas foram detidos no Domingo numa área do Oceano Índico a noroeste da Seychelles.

Uma declaração afirma que a Guarda Costeira das Seychelles capturou os piratas com auxílio de um avião de reconhecimento da União Europeia. Um navio de guerra francês ajudou na operação. Dois barcos de ataque dos piratas foram destruídos.

Dirigente Militar da Guiné – Conackry a "Recuperar"

O ministro dos negócios estrangeiros da Guiné Conackry disse que o dirigente militar do país Moussa Dadis Camara está em condição estável mas ainda não consegue falar

Isto após ter sido submetido a cirurgia em Marrocos na sequência de ferimentos na cabeça recebidos numa tentativa de assassinato na semana passada.

O ministro disse que o Capitão Camara reconhece pessoas mas não consegue comunicar com eles.

O chefe da diplomacia guineense que está no hospital marroquino onde o líder da junta está a ser tratado, disse não saber quando é que Camara poderá regressar ao país.

O dirigente militar guineense foi atingido a tiro na semana passada durante uma disputa com o chefe da guarda presidencial o tenente Aboubacar Sidiki Diakite que continua desaparecido.

Polícia Confronta Manifestantes no Sudão

No Sudão a polícia usou gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes que exigiam reformas democráticas antes das eleições do próximo ano.

Testemunhas oculares disseram que a polícia prendeu dezenas de manifestantes entre os quais se encontravam três destacados membros do principal partido do sul do Sudão, o Movimento Popular de Libertação do Sudão, MPLS.

Estes foram contudo libertados poucas horas depois.

Centenas de pessoas participaram na manifestação em frente ao parlamento apesar das autoridades terem proíbido o comício.

A manifestação foi organizada pelo MPLS e partidos da oposição para exigirem a aprovação de leis que dizem ser necessárias para que as eleições de Abril sejam livres e justas.

Entidades oficiais no sul do Sudão disseram que notícias das prisões provocaram um ataque na cidade de Wau no sul do país contra os escritos do Partido Nacional do Congresso no poder.


Somália: Rebeldes Reparam Ataques Suicidas, Diz a Polícia

Na Somália a polícia disse que o grupo rebelde al Shabab está a planear ataques suicidas na capital do país Mogadíscio.

Um porta-voz disse a jornalistas que a polícia tem informações que a al Shabab planeia atacar o aeroporto, porto, e o palácio presidencial.

Essas são as áreas mais importantes da capital controladas pelo governo somali apoiado pela ONU.

O porta-voz disse que os bombistas suicidas provavelmente vão usar uniformes da polícia ou de oficiais do exército.

O aviso foi feito um dia depois do governo somali ter substituído os dirigentes da polícia e das forças militares.

As demissões foram anunciadas após o ataque bombista suicida de Quinta-feira em que 22 pessoas morreram, incluindo três ministros.

XS
SM
MD
LG