Links de Acesso

Angola: Iniciou-se Congresso do MPLA


Iniciou – se em Luanda o congresso do MPLA, o partido no poder.

O primeiro dia dos trabalhos ficou marcado com o discurso do presidente da república e do MPLA, José Eduardo dos Santos que apontou a necessidade de uma direcção mais esclarecida e dinâmica para o partido.

Na sua alocução de mais de 30 minutos Eduardo dos Santos não poupou criticas aos membros do seu partido e exortou ao combate á corrupção. (Ouça partes do discurso de Eduardo dos Santos).

Este congresso culmina várias semanas de trabalho e tem em agenda entre outras questões a análise e o debate da nova constituição. Muitos afirmam que o Congresso marca uma nova era de abertura e de democracia partidária. Mas há quem discorde. O nosso correspondente enviou - nos uma reportagem sobre o congresso com algumas reacções. (Pode ouvir a reportagem de Alexandre Neto).

Um dos críticos dos trabalhos é o professor da Universidade Católica de Angola Nelson Pestana que afirma que tudo gira em redor da figura do presidente José Eduardo dos Santos.

Este analista disse-nos que o congresso vai apenas reforçar a posição do Presidente perante um partido cujos membros jamais arriscariam em desafiar a posição do seu líder. Ouça a entrevista a Nelson pestana

XS
SM
MD
LG