Links de Acesso

Últimas de Washington


O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca afirmou que Washington permanece aberta à possibilidade de negociações nucleares com o Irão, mas salientou que as perspectivas não são as melhores.

O general Jim Jones afirmou que o tempo está a esgotar-se lembrando que será no final do ano que o presidente Obama planeia rever os esforços diplomáticos americanos em relação ao Irão.

Altas entidades da administração americana propuseram a aplicação de nova sanções se Teerão não cooperar com a comunidade internacional em relação ao seu programa nuclear.

Coreia do Norte: enviado especial americano a caminho de Pyongyang


O enviado especial americano à Coreia do Norte desloca-se na terça-feira a Pyongyang para tentar convencer aquele país comunista a voltar à mesa das conversações sobre o seu programa nuclear.

Stephen Bosworth realizará os primeiros contactos directos com a Coreia do Norte desde a tomada de posse do presidente Obama em Janeiro passado.

A Coreia do Norte tem vindo a defender a realização de conversações bilaterais com os Estados Unidos desde a sua retirada das conversações envolvendo outros 4 paises.

Paquistão: prossegue ofensiva no noroeste


Entidades militares paquistanesas afirmaram as suas últimas acções no Vale de Swat e na região tribal do Waziristão do Sul se traduziram pela morte de um rebelde e pela prisão de 45 outros.

As forças armadas paquistanesas desencadearam este ano duas importantes ofensivas contra os rebeldes talibãs na conturbada região noroeste do país.

As ofensivas no Waziristão do Sul e no Vale de Swat provocaram entretanto uma vaga de acções de represália contra alvos militares e governamentais nas principais cidades paquistanesas.

Sudão: detidos alegados assassinos de capacetes azuis


No Sudão foram detidos vários indivíduos suspeitos de terem morto três capacetes azuis do Ruanda na região de Darfur.

Os ruandeses integravam a missão de manutenção da paz da União Africana, a UNAMID.

Assaltos e raptos têm vindo a aumentar nos últimos meses em Darfur enquanto os capacetes azuis da UNAMID tentam estabilizar aquela região dilacerada por quase 7 anos de guerra civil.

Guiné-Conacri: CEDEAO apela à devolução imediata do poder aos civis

A Comunidade Económica dos Países da África Ocidental, CEDEAO, apelou aos líderes militares da Guiné-Conacri para que devolvam de imediato o poder aos civis devido à crescente tensão no país.

O general Sekouba Konate, a segunda figura da hierarquia militar, assumiu hoje o poder na Guiné depois de militares revoltosos terem ferido a tiro o líder da junta militar, Moussa Dadis Camara.

A CEDEAO apelou ao governo militar guineense para que entregue o poder a um governo de transição encarregado de organizar eleições sem a interferência dos militares.

Filipinas: detidas 60 pessoas por alegada participação em massacre


Nas Filipinas, forces governamentais detiveram mais de 60 pessoas alegadamente implicadas num massacre com motivações políticas.

O massacre verificou-se depois da presidente Glória Arroyo ter decidido impor a lei marcial e suspender os direitos cívicos na província de Maguindanao no sul do país.

Milhares de tropas encontram-se na província para reprimir o poderoso clã Ampatuan acusado de ter orquestrado o massacre de 57 pessoas no mês passado.

Grécia: polícia detém 50 pessoas


Na Grécia, a polícia de Atenas recorreu a gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes por ocasião do primeiro aniversário da morte de um adolescente morto pela polícia.

Os manifestantes partiram montras de estabelecimentos comerciais e apedrejaram as forças da ordem. Cerca de 50 pessoas foram detidas.

Actos de violência verificaram-se igualmente hoje em Salónica, a segunda maior cidade grega, com os manifestantes atacando com "cocktails molotov" as forças da polícia.

XS
SM
MD
LG