Links de Acesso

As Últimas de Washington


Afeganistão: Operação militar contra os Talibã

Fontes militares dos Estados Unidos revelaram que mais de um milhar de tropas da NATO, na sua maioria americanas, desencadearam uma grande ofensiva contra um reduto chave dos Talibãs no sul do Afeganistão.

Fontes militares acrescentaram que tropas afegãs participam igualmente na operação que decorre na província de Helmand, e se destina a forçar a saída dos rebeldes do vale de Now Zad.

A operação teve início três dias após o presidente Barack Obama ter prometido enviar mais trinta mil soldados dos Estados Unidos para o Afeganistão.

Paquistão: Continua a violência

Autoridades paquistanesas indicaram que um ataque contra uma mesquita situada nas proximidades do quartel-general do exército causou a morte a pelo menos 36 pessoas e ferimentos em mais de 40 outras.

A polícia precisou que bombistas suicidas lançaram granadas e dispararam contra os fiéis antes de se fazerem explodir no interior da mesquita de Rawalpindi, nos arredores da capital, a cidade de Islamabad.

Elementos da segurança bloquearam a área e ambulâncias transportaram as vítimas para o hospital.

Dadis Camara em piores condições de saúde

O dirigente militar da Guiné, o capitão Moussa Dadis Camara, encontra-se em piores condições de saúde do que foi inicialmente revelado, após ter sido ferido a tiro por tropas leais a um dos seus adjuntos.

O presidente do Burkina Faso, descreveu a condição do capitão Camara como sendo difícil mas não desesperada, tendo possivelmente de ser submetido a uma operação cirúrgica.

O ministro das Comunicações da Guiné indicara anteriormente que o capitão Camara sofrera ferimentos ligeiros, enquanto outras fontes adiantavam que Camara sofreu uma ferida de bala na cabeça.

Acordo START vai expirar

Responsáveis dos Estados Unidos e da Rússia indicaram estarem prestes a obter um novo acordo sobre armas nucleares para substituir o tratado START de 1991 prestes a expirar.

Todavia, os diplomatas sublinharam que não vão concluir os trabalhos antes de sábado, manifestando o compromisso de continuar a trabalhar no espírito do START mesmo depois de ter expirado.

Namíbia: Oposição rejeita vitória da SWAPO

Na Namíbia os partidos da oposição indicaram não aceitar os resultados do sufrágio da semana passada, que apresenta a SWAPO a obter uma vitória esmagadora.

Oito partidos da oposição divulgaram um comunicado conjunto indicando que os sufrágios legislativo e presidencial foram realizados em violação das leis eleitorais da Namíbia.

Diplomata sul-africana ferida na RDC

Uma diplomata sul-africana foi ferida com gravidade por militares na Republica Democrática do Congo.

A embaixada sul-africana em Kinshasa revelou que elementos da guarda republicana congolesa abriram fogo contra a viatura da diplomata quando circulava nas proximidades do escritório do primeiro-ministro.

Correm informações de que a diplomata não terá parado num posto de controlo.

Relacionados

XS
SM
MD
LG