Links de Acesso

As Últimas de Washington


Tragédia nacional

O presidente da Somália classificou o atentado que, em Mogadíscio matou mais de uma vintena de pessoas, incluindo três ministros do governo como tragédia nacional.

O bombista entrou no hotel Shamo numa cerimónia de entrega de diplomas disfarçado de mulher, numa sala repleta de estudantes de medicina, seus familiares e entidades oficiais.

Afeganistão em debate

Responsáveis do sector da Defesa e do departamento de Estado enfrentam um segundo dia de perguntas por parte do Congresso sobre a revisão da estratégia de guerra para o Afeganistão do presidente Barack Obama quer inclui o envio de um adicional de trinta mil soldados.

O Congresso necessita de aprovar um adicional de 30 mil milhões de dólares para financiar a aplicação da estratégia.

O presidente da Comissão senatorial das Relações Exteriores, o democrata John Kerry manifestou preocupação sobre a existência, ou não, de número de tropas afegãs para emparceirar com as tropas norte americanas.

O senador republicano Richard Lugar afirmou ser necessário mais debate sobre se a missão é tão importante para a segurança nacional que exija um tão elevado aumento de despesas.

A NATO e o Afeganistão

Os ministros dos negócios estrangeiros da NATO estão reunidos em Bruxelas para dois dias de conversações sobre o Afeganistão.

A secretaria de Estado norte americana Hillary Clinton afirmou que Washington aguarda um compromisso significativo de tropas por parte dos aliados, bem como de financiamento para sublinhar a partilha no conflito afegão.

Clinton não referiu o número de tropas adicionais que espera que os aliados contribuam, mas fontes diplomáticas indicam que Washington solicitou aos parceiros internacionais um adicional de dez mil soldados.

O secretário-geral da Aliança Atlântica Anders Fogh Rasmussen indicou esperar que os aliados dos Estados Unidos enviem mais cinco mil soldados para o Afeganistão, mas que alguns milhares mais poderiam ser adicionados àquele número.

A Turquia indicou estar a considerar o envio de mais tropas para o Afeganistão, para treinar as forças afegãs.

Irão vai analisar relacionamento

O presidente do parlamento iraniano Ali Larijani indicou que os deputados vão analisar o relacionamento de Teerão com os países que votaram a favor da resolução da ONU censurando o Irão pelo seu programa nuclear.

Os media iranianos citam Larijani como tendo indicado que Teerão tem cooperado com a agencia nuclear da ONU, mas que a recente resolução leva a uma investigação cuidada da votação.

O Irão divulgou uma resposta desafiadora, tendo prometido construir mais dez instalações de enriquecimento de urânio.

Violência em Tikrit

Autoridades iraquianas indicaram que um bombista suicida matou pelo menos cinco pessoas na cidade de Tikrit, incluindo o comandante da polícia local.

A polícia revelou que o bombista parecia visar aquele comandante e que pelo menos três dos seus guarda-costas foram igualmente mortos no incidente.

Tikrit é a cidade natal do antigo ditador iraquiano Saddam Hussein, executado em 2006.

Relacionados

XS
SM
MD
LG