Links de Acesso

As Últimas de Washington


Os órgãos de comunicação social iranianos noticiam que o seu governo planeia construir dez novas centrais de produção de urânio enriquecido.

O governo iraniano anunciou a expansão deste controverso programa quando a comunidade internacional e a ONU estavam a tentar que aquela iniciativa fosse cancelada.

Na semana passada a Agência Internacional de Energia Atómica censurou o Irão pelo seu programa, com o apoio da China e da Rússia.

Emiratos Apoiam o Dubai

O banco central do Emiratos Árabes Unidos afirma que vai apoiar os bancos locais e estrangeiros que estão perante perdas, caso o Dubai não pague as suas dívidas, avaliadas de milhares de milhões de dólares.

O banco central do Emiratos Árabes Unidos afirma num comunicado, divulgado no domingo, oferecendo financiamentos adicionais aos bancos que operam no seu sistema bancário.

Na quarta-feira, o Dubai tinha pedido aos seus credores seis meses para começar a fazer os pagamentos das suas dívidas, no valor de 60 mil milhões de dólares.

Eleições nas Honduras

Nas Honduras, os eleitores participaram, no domingo, numa votação para escolher um novo presidente, cinco meses depois do presidente Manuel Zelaya ter sido derrubado, na sequência de um golpe de Estado.

Nem o presidente Zelaya nem Roberto Micheletti, o líder apoiado pelos militares que o substituiu, participam nas eleições de domingo.

Os dois principais candidatos fazem parte da elite que domina o país: o conservador "Pepe" Lobo, do Partido Nacional, na oposição é considerado o favorito, enfrentando Elvin Santos, do Partido Liberal, no poder, depois do afastamento de Zelaya, em Junho.

Zelaya, que está refugiado na embaixada brasileira na capital hondurenha, apelou a um boicote a estas eleições.

Presidenciais na Guiné Equatorial

Na Guiné Equatorial, decorram eleições que irão, por certo, prolongar o mandato de 30 anos do actual presidente Teodoro Obiang Nguema.

Quatro rivais disputam a presidência a Obiang Nguema, mas nenhum deles tem hipóteses de destronar o actual líder, que tem 67 anos de idade.

Obiang assumiu o poder, em 1979, na sequência de um golpe de Estado palaciano. Nas últimas eleições presidenciais, em 2002, o actual chefe de Estado obteve mais de 97 por cento dos votos entrados nas urnas. Prevê-se que ganhe com idêntica vantagem estas eleições de domingo.

O governo de Obiang desde há muito que é acusado de cometer abusos dos Direitos Humanos, de corrupção e de fraude eleitoral. Observadores independentes afirmam não esperar que estas eleições sejam diferentes das anteriores.

A Guiné Equatorial é o terceiro produtor de petróleo de África, obtendo com a sua venda cerca de três mil milhões de dólares por ano. A maioria dos seus 630 mil habitantes sobrevive com menos de um dólar por dia.

Traineira Espanhola Enfrenta Piratas

O ministério da Defesa de Espanha afirma que piratas atacaram um pesqueiro de nacionalidade espanhola, no domingo, mas foram rechaçados por fogo disparado por uma força privada de segurança que se encontrava a bordo.

O "Ortube Berria" foi atacado quando navegava a cerca de 420 quilómetros a sudoeste das Ilhas Seychelles.

Um comunicado do ministério da Defesa afirma que, depois de terem sido perseguidos durante cerca de 30 minutos por duas embarcações piratas que abriram fogo com armas ligeiras e lança-granadas os seguranças a bordo da traineira ripostaram ao fogo e os piratas acabaram por fugir.

Ruanda na Comunidade Britânica

O Ruanda foi admitido na Comunidade Britânica, tornando-se na 54 ª nação a aderir aquela organização composta, maioritariamente, por colónias britânicas.

Um porta-voz da Comunidade Britânica confirmou, no domingo a decisão, afirmando que o secretário-geral da organização, Kamalesh Sharma, telefonou ao presidente ruandês, Paul Kagame, a informá-lo da decisão.

Os membros da Comunidade Britânica decidiram admitir o Ruanda, na noite de sábado, no decorrer da sua cimeira que está a ter lugar no estado insular de Trinidad e Tobago.

Antiga colónia alemã e belga, o Ruanda é – depois de Moçambique – o segundo país sem um passado colonial britânico a pertencer àquela organização.

Paris e Kigali Retomam Relações

A França anunciou que vai retomar relações diplomáticas com o Ruanda, depois de um corte que durou três anos.

Um comunicado anuncia que Claude Gueant, o chefe de gabinete do presidente Nicholas Sarkozy, e o presidente Paul Kagame concordaram em retomar as relações diplomáticas, na sequência de conversações que tiveram lugar, no domingo, em Kigali, a capital ruandesa.

As autoridades ruandesas não confirmaram o anúncio feito pela presidência francesa.

O Ruanda cortou as suas relações com a França, em Novembro de 2006, depois de um juiz francês, encarregado de uma investigação. ter acusado Kagame de ter ordenado o assassinato do seu antecessor, Juvenal Habyarimana, em 1994.

Febre-Amarela: Doze Milhões Vacinados

Funcionários do sector da saúde estão a terminar uma massiva campanha de vacinação contra a febre-amarela na África Ocidental.

A campanha de uma semana, patrocinada pela ONU, visou a vacinação de 12 milhões de pessoas no Benin, na Libéria e na Serra Leoa. Estes três países contam-se entre os 13 de maior risco em África para surtos de febre-amarela, uma doença disseminada pelo mosquito e que mata mais de 30 mil pessoas por ano.

Cerca de 29 milhões de pessoas foram vacinados contra a febre-amarela desde 2007 na África Ocidental.

Bin Laden Escapou em Bora Bora

Um relatório do senado americano revela que, durante a presidência de George W Bush, existiu uma oportunidade de capturar ou matar Osama Bin Laden, no Afeganistão, em Dezembro de 2001, mas que a liderança militar não enviou tropas suficientes para atacar o esconderijo onde se encontrava o chefe da Al Qaida.

O referido relatório, elaborado pela Comissão de Relações Externas, que é presidida pelo senador John Kerry, conclui que forças especiais americanas, operacionais da CIA e tropas afegãs perseguiram Ayman al Zawahri, o número dois da Al Qaida, até às montanhas de Bora Bora, mas que o então Secretário da Defesa, Donald Rumsfeld e o CEMGFA, o general Tommy Franks, rejeitaram um pedido para o envio de uma força militar massiva para atacar aquela área.

Na altura, alegaram que não havia provas conclusivas de que Bin Laden se encontrasse escondido naquele emaranhado de cavernas e o Pentágono receou que uma grande presença de tropas americanas pudesse ter um efeito negativo junto das populações locais.

A hierarquia militar preferiu a opção de ataques aéreos e Bin Laden, apoiado por milícias afegãs, acabou por fugir para o Paquistão.

O relatório do Senado americano conclui que o afastamento de Bin Laden não iria eliminar a ameaça extremista em termos globais, mas sublinha que a sobrevivência de Bin Laden permitiu que este se transformasse – e citamos – numa poderosa figura simbólica que continua a atrair um constante fluxo de dinheiro para a Al Qaida e a inspirar fanáticos em todo o Mundo".

Este relatório é divulgado nas vésperas do presidente Barack Obama anunciar a sua estratégia para o Afeganistão, o que deverá acontecer na terça-feira.

Recontros no Leste do Afeganistão

No Leste do Afeganistão, fontes oficiais afirmam que guardas fronteiriços, apoiados por fogo da aviação americana, lançaram ataques que resultaram na morte de 26 militantes, junto à fronteira com o Afeganistão.

Nenhum dos guardas fronteiriços foi morto, durante uma batalha que durou horas, na província de Khost.

Relacionados

XS
SM
MD
LG