Links de Acesso

Obama: Nova Estratégia para o Afeganistão


O Presidente americano, Barack Obama, disse que irá anunciar, dentro em breve, uma nova estratégia para o Afeganistão. Obama disse aos jornalistas, na Casa Branca, que iria explicar ao povo americano a sua decisão depois do fim da semana do Thanksgiving, ou seja, das celebrações da Festa de Acção de Graças.

O Presidente Obama reuniu-se pela última vez, na segunda-feira, a noite, com a equipa da segurança nacional, à porta fechada, na Casa Branca, para discutir a nova estratégia no Afeganistão.

O Presidente Obama revelou, em seguida, que iria tornar publica a sua decisão dentro em breve:

"Farei o anúncio ao povo americano acerca da forma como iremos avançar. Fá-lo-ei dentro em breve".

Durante semanas, o Presidente Obama tem estado a estudar os possíveis cenários da guerra, entre os quais, o aumento das tropas americanas naquele teatro militar.

Obama defendeu o longo período de silêncio no estudo da questão, afirmando que deseja tomar uma decisão certa:

"Depois de oito anos, durante alguns dos quais não tivemos, na minha opinião, nem recursos nem uma estratégia para alcançarmos os objectivos da luta. É minha intenção concluir esta tarefa".

O Presidente Obama fez aquela declaração durante o encontro, na Casa Branca, com o Primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, de visita oficial aos Estados Unidos.

O Presidente Obama disse ter discutido com o governante indiano a necessidade de destruir e incapacitar a al-Qaida e os seus aliados extremistas, de forma a trazer a estabilidade ao Afeganistão:

"Sou de opinião que devo recordar aqui, na presença do Primeiro-ministro da Índia, que é uma questão importante não apenas para os Estados Unidos, mas ainda para o resto do mundo. A violência e o extremismo que temos testemunhado até aqui nesta zona devem terminar".

Entretanto, as sondagens da opinião mostram que o apoio do povo americano está a diminuir:

"Estou muito certo que se o povo ouvir duma forma clara o que iremos fazer, os objectivos que pretendemos alcançar, vai-nos apoiar".

O Presidente americano indicou aos jornalistas que o treino militar das tropas afegãs faz parte da sua agenda:

"Será muito importante que o povo afegão devera ser, em última analise, responsável pela sua própria segurança, e que as forças afegãs sejam apropriadamente treinadas e equipadas".

Este ano foi o mais mortífero para as tropas estrangeiras no Afeganistão, desde o inicio do conflito em 2001, estando estacionadas no país presentemente 68.000 tropas americanas.

XS
SM
MD
LG