Links de Acesso

Dia Nacional da Consciência Negra


O Brasil celebra nesta sexta-feira, com eventos em todo o país, o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi criada para estimular a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Em algumas cidades do país, o 20 de novembro é feriado. Mas, mesmo onde isso não acontece, várias ações lembram a importância do dia.

Um dos eventos mais importantes acontece na noite desta sexta-feira, na Bahia, e deverá contar com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Em ato público, serão assinados 29 decretos para a titulação de comunidades de quilombos de 13 estados.

O ministro brasileiro Edson Santos, titular da Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, aproveita a data para pedir aos afro-brasileiros persistência na luta pela ocupação de seus espaços na sociedade.

Nesta entrevista, o ministro fala, entre outras coisas, sobre os dois grandes focos das políticas do governo Lula voltadas para dar aos negros brasileiros oportunidades mais próximas das que os brancos possuem.

XS
SM
MD
LG