Links de Acesso

Angola e EUA Aprofundam Relações


Dirigentes angolanos e dos Estados Unidos participam Terça-feira em Washington numa conferência sobre as crescentes relações entre os dois países.

Sob o lema "A Nova Angola: Forjar uma Parceria Estratégica" a conferencia vai discutir essa parceria e ainda temas como agricultura, energia e infra-estruturas.

A conferencia é organizada pelo centro de estudos Woodrow Wilson e vai contar com a participação de diversas entidades oficiais americanas entre os quais o secretário de estado assistente para assuntos africanos Johnnie Carson.

Representantes da USAID ( o departamento norte-americano virado para a ajuda externa) e do Departamento d e Segurança interna dos Estados Unidos deverão também participar.

Segunda-feira realizaram-se no departamento de Estado conversações oficiais entre as duas partes.

O Departamento de Estado descreveu as conversações como "consultas" ao abrigo do "Diálogo de Parceria Estratégica" estabelecido aquando da visita da Secretária de Estado Hillary Clinton a Angola em Agosto deste anos e que prevê consultas regulares sobre questões de "preocupação mútua".

As conversações de Segunda-feira versaram questões de segurança e a cooperação energética.

O ministro dos negócios estrangeiros angolano Assunção dos Anjos que se pensava iria participar nas conversações não se deslocou a Washington aparentemente porque a Secretária de Estado Hillary Clinton não poderia participar devido a estar a acompanhar o presidente barack Obama na sua visita á Asia.

Fim

XS
SM
MD
LG