Links de Acesso

As Últimas de Washington


No decurso do seu périplo asiático, o presidente americano Barack Obama realizou, ontem, conversações com o seu homólogo chinês, Hu Jintao, em Pequim.

Obama foi o convidado de honra de um jantar oficial oferecido pelo presidente chinês e manterá contactos mais alargados hoje com os líderes chineses que deverão abordar as mudanças climáticas, as relações comerciais e as questões da Coreia do Norte e do Irão.

A Casa Branca afirma que o presidente irá abordar, em privado, a questão dos direitos humanos nos seus contactos com os dirigentes chineses.Durante um encontro que manteve com estudantes chineses em Xangai, Barack Obama abordou o tema afirmando que a América apoiará as liberdades fundamentais do ser humano.

Afeganistão: Combate à Corrupção

O governo afegão anunciou que vai constituir um departamento especial para investigar a corrupção entre altas entidades oficiais.

O ministro afegão do interior, Hanif Atmar, afirmou que técnicos americanos, britânicos e europeus vão treinar aquele departamento.

O presidente afegão, Hamid Karzai, tem vindo a ser alvo de crescentes pressões, por parte da comunidade internacional, para lutar contra a corrupção no seio do seu governo na sequência das eleições de Agosto, marcadas por fraudes generalizadas.

Ataque Bombista no Paquistão

No Paquistão, um bombista suicida fez explodir um veículo junto a uma esquadra da polícia, no noroeste do país, matando pelo menos 6 pessoas e ferindo mais de 25.

Segundo a polícia, a explosão, ocorrida perto da cidade de Peshawar, contituiu o sétimo atentado do género naquela região, durante a última semana.

Entretanto, uma destacada entidade paquistanesa reagiu a informações segundo as quais os Estados Unidos teriam aumentado as pressões sobre o governo paquistanês para alargar o seu combate contra a Al-Qaida e os militantes talibãs.

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que o Paquistão decidirá sozinho de que modo lutará contra os militantes de acordo com as prioridades e recursos do país.

Ataque Contra Civis em Bagdade

No Iraque, um grupo de homens envergando fardas militares matou, ontem, 13 pessoas numa localidade maioritariamente sunita, a oeste de Bagdade.

As autoridades locais afirmam que algumas das vítimas tinham combatido militantes da Al Qaida. As vítimas foram abatidos com tiros na cabeça e os corpos foram abandonados num cemitério.

Entidades militares iraquianas afirmaram que os assassinatos na localidade de Al-Saadan parecem estar ligados a divergências tribais.

Zimbabwe: Bennett Declara-se Inocente

No Zimbabué, Roy Bennett, um aliado do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, declarou-se inocente das acusações de terrorismo que contra si foram formuladas.

O procurador geral da Justiça, Johannes Tomana, alegou que Bennett contribuiu com cinco mil dólares no âmbito de uma conspiração para derrubar o presidente Robert Mugabe.

Durante o julgamento, os advogados da defesa afirmaram, por seu lado, que aquelas acusações não tinham fundamento e que se destinavam apenas a impedir a presença de Bennett no governo de unidade nacional.

Tsvangirai tinha-o indicado para o cargo de vice-ministro da Agricultura. Bennett foi preso em Fevereiro, acusado de terrorismo pouco antes da tomada de posse dos ministros.

Serra Leoa: ONU Transfere Poderes

O tribunal especial para os crimes de guerra na Serra Leoa, patrocinado pelas Nações Unidas, passou o controlo das suas instalações prisionais para as mãos do governo, no momento em que inicia o seu processo de dissolução.

Aquele tribunal foi criado para julgar os responsáveis pelas atrocidades cometidas durante os 11 anos de guerra civil naquele país.

O tribunal efectuou recentemente os seus últimos julgamentos e transferiu oito condenados para uma prisão no Ruanda.

Relacionados

XS
SM
MD
LG