Links de Acesso

Investir nas Crianças de África


Quando se pensa nos principais recursos de África, pensamos imediatamente em petróleo, ouro e diamantes. No entanto, na quarta conferência internacional africana sobre desenvolvimento da Infância os participantes sublinham que estamos a esquecer o mais importante recurso do continente - o seu povo.

Dizem que investir neste recurso significa investir nas crianças desde o momento da concepção até aos oito anos de idade, altura em que os cientistas referem que noventa por cento do cérebro da criança já se encontra formado.

Metade das crianças africanas com menos de seis anos vive em estado de pobreza e não tem acesso a cuidados de saúde e à educação. Em média, os governos africanos destinam menos de dez por cento dos orçamentos da educação primária à infância. A UNICEF indica que apenas quinze por cento das crianças africanas tem acesso ao ensino pré-primário.

A conferência em Dakar, no Senegal, juntou centenas de parceiros internacionais no domínio do desenvolvimento, educadores, ministros da saúde, da educação e das finanças de mais de trinta países africanos.

Na conferência estiveram as primeiras damas do Senegal, de Zanzibar e de Cabo Verde. A conferência foi inaugurada pelos presidentes do Mali e do Senegal Wade, que foi elogiado pelo êxito da iniciativa pré-primária iniciado pelo seu governo no ano dois mil.

Ann-Therese N´Dong Jatta, a directora do gabinete africano da UNESCO para a Educação referiu que a conferência fora um apelo à acção para os governos africanos e para os africanos no seu todo. Referiu ser necessário prestar atenção ao desenvolvimento da infância que visa tanto as crianças como as respectivas mães.

"Ouvimos dos neurologistas que 70 por cento do cérebro encontra-se desenvolvido ainda antes do nascimento. Numa situação onde não existem suficientes serviços de saúde para os cuidados pré natais, ou durante e após a gravidez, estamos a investir na reabilitação que e dispendiosa. "

Mais de metade da totalidade das crianças que completam o ensino primário, não possui os princípios mínimos da leitura, da escrita e da aritmética.

Investir numa educação mais avançada afirma Jatta, perde-se se a criança está mal alimentada ou tão atrasada para ter êxito no ensino primário.

XS
SM
MD
LG