Links de Acesso

As Últimas de Washington


Cimeira da APEC

Reunidos em Singapura, os dirigentes da Cooperação Económica Ásia Pacifico apelaram a uma maior cooperação nas iniciativas de recuperação da economia mundial, tendo alertado contra a retirada demasiado cedo das medidas de estímulo económico.

O presidente russo Dmitri Medvedev apelou para uma maior cooperação internacional para ultrapassar a crise global e obter um crescimento sustentável.

O primeiro ministro australiano Kevin Rudd propôs a criação de uma comunidade Ásia Pacifico ao estilo da União Europeia.

O presidente chinês Hu Jintao indicou que a promoção da abertura do comércio internacional e a abolição do proteccionismo pode ajudar a reactivar a economia mundial.

Ainda antes de chegar a Singapura, o presidente Barack Obama apelara às nações asiáticas para acabarem com a dependência das exportações para os Estados Unidos, e enveredarem por um crescimento equilibrado e sustentável.

Obama promete cooperar com a China

O presidente dos Estados Unidos prometeu cooperar com a China e um maior empenhamento norte-americano no continente asiático no decurso de um discurso produzido em Tóquio.

O presidente Obama sublinhou que os Estados Unidos não desejam a contenção da China e acolhe as iniciativas de Pequim no sentido de um maior desempenho na cena mundial.

Todavia, acrescentou o presidente americano, os Estados Unidos nunca vão deixar de falar dos valores que lhe são caros e a discussão dos direitos humanos pode ocorrer num espírito de parceria.

Jornal New York Times propõe férias em Bijagós

O New York Times propôs aos norte-americanos o arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, como destino turístico, três meses depois de ter expirado um alerta do Governo dos Estados Unidos solicitando aos seus cidadãos para evitarem deslocações àquele país.

Entre Novembro de 2008 e Junho de 2009, o governo norte-americano emitiu cinco alertas, mas o editor do New York Times para a África Ocidental, Adam Nossiter, visitou a capital guineense e a parte insular do país e numa reportagem de três páginas, contida no suplemento de viagens daquele diário, recomenda a Guiné-Bissau para férias.

PAM apela a donativos individuais

O Programa Alimentar Mundial revelou que pela primeira vez na história o número de pessoas que passam fome, a nível mundial, vai exceder este ano um bilião.

O elevado número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar fez com que aquela agência da ONU fizesse um apelo a doadores individuais.

O PAM lançou uma campanha na Internet solicitando a um bilião de pessoas que vivem no mundo desenvolvido façam um donativo semanal de um dólar.

Moral baixa no seio das tropas americanas

Um inquérito feito pelo sector militar dos Estados Unidos revela que o moral entre as tropas americanas estacionadas no Afeganistão baixou drasticamente devido ao aumento dos combates e as missões múltiplas.

O inquérito indica que o numero de soldados que indicaram que o moral das suas unidades era elevado ou muito elevado baixou quase para metade em 2009 quando comparado com um estudo similar realizado em 2007.

Encontrados corpos de bombeiros

Sapadores encontraram os corpos de dois bombeiros que foram mortos em consequência de uma serie de explosões num depósito de munições nos arredores da cidade russa de Ulianovsk, nas margens do Volga.

A agência Interfax indicou que 43 pessoas foram salvas do local da explosão, citando entidades dos serviços de emergência que foram retiradas de um abrigo próximo do depósito de munições após os fogos terem sido parcialmente controlados

Notícias anteriores indicavam que pelo menos 35 pessoas estavam dadas como desaparecidas

XS
SM
MD
LG