Links de Acesso

O Brasil: O País do Presente e do Futuro


O Brasil não vive mais na sombra da perspectiva do que poderá ser o seu próprio futuro. Ainda ele cresce com rigor em todas as áreas. O gigante sul-americano parece ter finalmente despertado e fica todos os dias mais forte na cena internacional. Tem uma população de duzentos milhões e a décima maior economia do mundo. Na realidade muitos antecipam que pelo jeito que o Brasil evitou muitos danos causados pela crise económica mundial, em breve será a quinta maior economia mundial.

O Rio de Janeiro albergará a Copa do Mundo de futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Este mês o Brasil foi eleito, pela décima vez, para um assento no conselho de segurança da Organização Nações Unidas, a ONU, como membro não-permanente. O Brasil continua também a procurar ser membro permanente deste poderoso órgão da ONU, quando este aceitar novos membros. Também este ano, e pela primeira vez, o Brasil emprestou dinheiro ao Fundo Monetário Internacional. Passou de devedor a credor. Todos estes fatos destacam que o Brasil é um país que está a evoluir, firmando as suas amarras na cena política e económica internacional.

O nosso estagiário Matt Costa preparou uma reportagem de três partes sobre o novo papel do Brasil no mundo em geral, e na África e na América Latina em particular.

Ouça o primeiro destes trabalhos sobre o novo papel do Brasil no mundo.

Relacionados

XS
SM
MD
LG