Links de Acesso

Últimas de Washington


Aqui nos Estados Unidos hoje é dia feriado. Trata-se do Dia dos Veteranos celebrando o nonagésimo primeiro aniversário do armistício de 11 de Novembro que pôs termo à primeira guerra mundial.

Assinalando a ocasião o presidente americano Barack Obama depôs uma coroa de flores no cemitério nacional de Arlington aqui próximo de Washington.

Hoje de manhã o presidente Obama e a sua esposa Michelle, tomaram o pequeno-almoço na Casa Branca com um grupo de veteranos.

As celebrações de Washington integraram-se numa série de outros acontecimentos através dos Estados Unidos relembrando o cessar-fogo que pôs fim à primeira guerra mundial.

Este ano o feriado do Dia dos Veteranos verifica-se no momento em que o presidente americano está a passar em revista a estratégia dos Estados Unidos no Afeganistão.

O presidente Obama está a tomar em consideração o pedido do comandante americano no Afeganistão para o envio de mais 40 mil soldados para aquele país.

Paquistão: 10 soldados governamentais morrem junto à fronteira com Afeganistão

No Paquistão, pelo menos 10 soldados governamentais morreram hoje em confrontos com rebeldes junto à fronteira com o Afeganistão.

Estes incidentes verificam-se um dia depois da explosão de um carro armadilhado num mercado no noroeste do Paquistão que fez 30 mortos e várias dezenas de feridos.

O ataque na cidade de Charsadda foi o terceiro do género em outros tantos dias.

Afeganistão: explosão causa ferimentos em 5 soldados suecos

No Afeganistão, 5 soldados suecos ficaram feridos e o seu intérprete morreu devido à explosão de uma bomba colocada na berma da estrada.

O incidente ocorreu quando as tropas patrulhavam uma localidade próxima da cidade de Mazar-e-Sharif.

Cerca de 450 soldados suecos encontram-se no norte do Afeganistão integrando a força da NATO que se encontra naquele país.

APEC quer resistir ao proteccionismo

O ministro dos negócios estrangeiros da Singapura afirmou que tanto ele como os seus homólogos da região do Pacifico acham que resistir ao proteccionismo deve ser uma das principais preocupações regionais.

Os ministros dos negócios estrangeiros do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico, APEC, reunidos em Singapura concluíram por outro lado que a crise económica mundial não foi ainda ultrapassada.

No próximo domingo realiza-se a cimeira dos chefes de estado e de governo da APEC com a presença do presidente americano Barack Obama e do seu homólogo chinês Hu Jintao.

A APEC engloba 21 países da região Ásia-Pacífico representando cerca de metade do comércio mundial.

Piratas somalis desviam cargueiro grego


Piratas somalis desviaram mais um navio, desta feita um cargueiro grego com 22 tripulantes a bordo.

O navio foi desviado quando navegava a 70 km a nordeste das Ilhas Seychelles proveniente do Kuwait e com destino à África do Sul.

Desde o princípio de Outubro, os piratas somalis já desviaram de pelo menos 8 navios. Neste momento têm em seu poder pelo menos 12 barcos e mais de 200 tripulantes.

Guiné-Conacri: militares querem integrar novo governo


O governo militar da Guiné-Conacri voltou a insistir em que o seu líder integre qualquer governo de transição.

Representantes do capitão Moussa Dadis Camara estão a realizar conversações com elementos da oposição guineense no Burkina Fasso para tentar ultrapassar a crise politica no país.

Os líderes da oposição apelaram à formação de um governo de transição sem a presença dos militares para liderar o país até à realização de novas eleições.

Zimbabué: Tsvangirai participa em reunião do gabinete

No Zimbabué, o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai assim como outros ministros do seu partido, participaram na primeira reunião do gabinete desde o termo do boicote ao governo de unidade nacional.

Tsvangirai, o líder do Movimento para a Mudança Democrática, MDC, decidiu deixar de trabalhar com o presidente Robert Mugabe em meados de Outubro acusando-o de ter violado repetidamente o acordo de 2008 para a partilha do poder.

O líder do MDC deu ao presidente Mugabe até ao dia 6 de Dezembro para ultrapassar os diferendos que afectam a frágil coligação governamental.






XS
SM
MD
LG