Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Na Alemanha celebra-se hoje o vigésimo aniversario do derrube do murro de Berlim, um marco histórico que acabou por reunificar aquele pais e eh que igualmente considerado como uma etapa incontornável do processo de colapso do comunismo na Europa do Leste.

Lideres europeus e altos dignitários dos Estados Unidos estão desde ontem, domingo reunidos em Berlim para as celebrações daquele facto histórico.

Entre as presenças de dirigentes mundiais presentes, destacam-se as do antigo presidente russo, Mikail Gorbchev, do ex presidente da Polónia, Lec Walesa,do primeiro ministro britânico Gordon Brown para alem dos chefes de estado da Franca e da Rússia, respectivamente ,Nicolas Sarkhozy e Dmitri Medvedev.

O murro de Berlim foi derrubado a 9 de Novembro de 1989, na sequencia de semanas de manifestações pró democracia.

Milhares de alemães do leste cruzaram na altura as fortificadas fronteiras entre as duas Alemanha, em reencontros de jubilo.

Irão Acusa Americanos de Espionagem

A agencia de noticias iraniana, IRNA revelou hoje que os três cidadãos americanos sob custodia das autoridades judiciais de Teerão, foram acusados de espionagem.

O procurador da justiça de Teerao, Abbas Jafari Dowlatabadi disse entretanto hoje que as investigações iriam prosseguir.

Os três cidadãos americanos foram detidos em Julho ultimo, por terem alegadamente entrado no Irão a partir da fronteira comum com o Iraque, pais onde se encontravam na altura a praticar montanhismo.

Falando hoje em Berlim, a secretaria de estado americana Hillary Clinton disse que Washington acredita não existirem provas que sustentem a acusação iraniana.

Clinton apelou por conseguinte as autoridades iranianas a terem compaixão e a libertarem os três detidos.

Os familiares dos três detidos tornaram publica na semana passada um comunicado, alegando de Shane Bauer, Sara Shourd e Josh Fattal teriam já sido visitados nas suas respectivas celas na prisão de Evin, por diplomatas da Suica, pais que por sinal representa os interesses americanos no Irão,.

De acordo com os familiares dos detidos, os três montanhistas encontram-se em óptimas condições de saúde.

Karzain Deve Dar Prioridade ao Combate á Corrupção - Clinton

A secretaria de estado americana Hillary Clinton disse que o presidente Hamid Karzai deve eleger o combate da corrupção, como a prioridade da sua governação.

Para aquela governante americana qualquer engajamento dos Estados Unidos, da Alemanha e dos demais aliados na estabilização do Afeganistão precisa ser correspondido com um engajamento aos mais alto nível dos dirigentes afegãos no combate a corrupção.

Os comentários de Hillary Clinton foram feitos hoje em Berlim, onde se juntou aos lideres mundiais na comemoração do vigésimo aniversario da queda do murro de Berlim.

Clinton disse por outro lado que os aliados planeiam apresentar ao governo do presidente Karzai um conjunto de expectativas e medidas, que esperam que Cabul tenha em consideração.

No sábado, o ministro dos negócios estrangeiros afegão rejeitou os comentários do representante especial das Nações Unidas na qual adverte o presidente Hamid Karzai para a necessidade de fazer face a corrupção sob pena de perder o apoio da comunidade internacional.

Para o governante afegão, o representante da ONU no pais excedeu nos seus comentários a imparcialidade e a autoridade própria de uma personalidade afecta a organização internacional, que eh são as Nações Unidas.

Zimbabwe: Bennet em Tribunal

Um alto conselheiro do primeiro ministro do Zimbabwe, Morgan Tsangirai esteve hoje presente ao tribunal, para fazer face a julgamento de um caso em que é acusado de terrorismo e de trafico de armas.

De acordo com a acusação, Roy Bennet esteve há três anos atrás, envolvido numa conspiração para o derrube do presidente Robert Mugabe.

O Movimento para as Reformas Democráticas, MDC de Morgan Tsangirai entende que o processo judicial movido contra Bennet tem apenas motivações politicas. Para o primeiro ministro zimbabweano, esta-se aqui perante um malicioso caso de perseguição politica.

O processo judicial em questão acabou por degradar as já tensas relações entre o MDC e o partido do presidente Robert Mugabe, a ZANU –PF e consequentemente o já frágil governo de unidade nacional.

O julgamento a decorrer a nível do Supremo Tribunal foi adiado ate a próxima quarta feira para permitir aos juiz do caso apreciar as alegações da acusação e da defesa de Roy Bennet.

Piratas Somális alargam Ataque

Piratas Somalis levaram a cabo aquele que eh já considerado o mais abrangente ataque, isto em termos de distancia, ao alvejarem um petroleiro a 1850 quilómetros na costa da Somália.

As forcas de combate da pirataria, da NATO e da União Europeia na região, disseram que os piratas atacaram o petroleiro em questão quando este navegava no Oceano Indico a cerca de 740 quilómetros a noroeste do arquipélago das Seychelles.

A noticia da ainda conta que os piratas, a bordo de pelo menos duas lanchas aproximaram-se do petroleiro que atacaram com armas automáticas e roquetes. A embarcação teve que fazer manobras evasivas para fugir dos piratas.

Não houve mortos nem feridos a registar do ataque e a União Europeia confirmou ter enviado para a ares, um avião de reconhecimento para monitorizar o movimento dos piratas.

Enquanto isso, funcionários da marinha disseram que piratas somalis aprisionaram um cargueiro, que teria a bordo um carregamento de armas e munições.

Os detalhes deste incidente não foram revelados e desconhece-se quando e onde os piratas teriam conseguido aprisionar a embarcação que, ainda de acordo com os mesmos funcionários usava o nome falso de Al Mizan.

XS
SM
MD
LG